Mitsubishi XFC Concept antecipa novo SUV compacto rival do Creta
Novo modelo terá atuação voltada para mercados emergentes e ganhará versão final em 2023
Após apresentação prévia realizada na última terça-feira (18), a Mitsubishi oficializa agora todos os detalhes a respeito do inédito XFC Concept. Prévia conceitual do próximo SUV compacto da marca para mercados emergentes, o modelo estreia com design arrojado e a promessa de representar a marca em segmento pra lá de concorrido. Terá foco comercial voltado para Ásia, mas poderá chegar também a outras regiões.
No geral, o protótipo apresenta linhas arrojadas e alinhadas ao mais recente estilo de design da Mitsubishi. A própria marca o descreve como veículo "adequado para uma vida emocionante" e com visual "sólido". A dianteira tem linhas agressivas, com faróis de LED em formato de L e para-choque de aspecto robusto. A grade conta com elementos tipo colmeia e dá destaque ao tradicional logotipo de três diamantes.
Galeria: Mitsubishi XFC Concept
Já as laterais chamam atenção pelas belas rodas de 20 polegadas (que certamente serão dispensadas na versão de produção), caixas-de-roda bem marcadas e câmeras usadas no lugar dos retrovisores tradicionais (elementos também típicos de conceitos). Destaque ainda para o teto de estilo flutuante, que no carro final terá pintura contrastante com a carroceria. Na traseira, as lanternas avançam sobre a tampa do porta-malas e repetem o mesmo formato dos faróis.
Por dentro, o XFC Concept segue as tendências mais recentes da indústria em termos de tecnologia e design. O painel adota o esquema de telas digitais dispostas lado a lado, sendo um responsável pelas funções do quadro de instrumentos e outra pelos recursos do sistema de entretenimento. Há ainda boa ergonomia, console central elevado e variedade de materiais na composição do acabamento.
Passada a apresentação, a expectativa é de que o carro de produção seja lançado no decorrer de 2023 ou, no máximo, início de 2024. Mercados do Sudeste Asiático serão o foco do modelo, já que a região é considerada prioridade para a Mitsubishi. De todos as empresas do grupo (incluindo Renault e Nissan), a marca é a melhor posicionada nos mercados locais.
Os coreanos Hyundai Creta e Kia Seltos são apontados como principais rivais do novo modelo. Detalhes mecânicos ainda não foram revelados, mas tudo indica que muitos componentes serão compartilhados com a minivan XPander, já vendida na região.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Mitsubishi mostra conceitos off-road no Salão de Tóquio
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Oficial: Nissan e Honda juntas a partir de 2026; Mitsubishi avalia
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?