Após apresentação prévia realizada na última terça-feira (18), a Mitsubishi oficializa agora todos os detalhes a respeito do inédito XFC Concept. Prévia conceitual do próximo SUV compacto da marca para mercados emergentes, o modelo estreia com design arrojado e a promessa de representar a marca em segmento pra lá de concorrido. Terá foco comercial voltado para Ásia, mas poderá chegar também a outras regiões.
No geral, o protótipo apresenta linhas arrojadas e alinhadas ao mais recente estilo de design da Mitsubishi. A própria marca o descreve como veículo "adequado para uma vida emocionante" e com visual "sólido". A dianteira tem linhas agressivas, com faróis de LED em formato de L e para-choque de aspecto robusto. A grade conta com elementos tipo colmeia e dá destaque ao tradicional logotipo de três diamantes.
Já as laterais chamam atenção pelas belas rodas de 20 polegadas (que certamente serão dispensadas na versão de produção), caixas-de-roda bem marcadas e câmeras usadas no lugar dos retrovisores tradicionais (elementos também típicos de conceitos). Destaque ainda para o teto de estilo flutuante, que no carro final terá pintura contrastante com a carroceria. Na traseira, as lanternas avançam sobre a tampa do porta-malas e repetem o mesmo formato dos faróis.
Por dentro, o XFC Concept segue as tendências mais recentes da indústria em termos de tecnologia e design. O painel adota o esquema de telas digitais dispostas lado a lado, sendo um responsável pelas funções do quadro de instrumentos e outra pelos recursos do sistema de entretenimento. Há ainda boa ergonomia, console central elevado e variedade de materiais na composição do acabamento.
Passada a apresentação, a expectativa é de que o carro de produção seja lançado no decorrer de 2023 ou, no máximo, início de 2024. Mercados do Sudeste Asiático serão o foco do modelo, já que a região é considerada prioridade para a Mitsubishi. De todos as empresas do grupo (incluindo Renault e Nissan), a marca é a melhor posicionada nos mercados locais.
Os coreanos Hyundai Creta e Kia Seltos são apontados como principais rivais do novo modelo. Detalhes mecânicos ainda não foram revelados, mas tudo indica que muitos componentes serão compartilhados com a minivan XPander, já vendida na região.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports