Próximo BMW M2 pode pular híbrido e ser 100% elétrico em nova geração
O futuro pode não ser certo ainda, mas com certeza não terá motores de 3 ou 4 cilindros
Mal se completou uma semana desde a apresentação do BMW M2 de segunda geração (codinome G87) e novos rumores a seu respeito já estão surgindo. Você pode ter gostado ou não do visual do esportivo, mas fato é que ele marca o início do fim para os esportivos puramente a combustão da divisão BMW M.
A partir de 2023, todos os novos lançamentos da divisão esportiva da marca bávara já serão eletrificados, seguindo os passos do BMW XM. Sendo assim, o que acontecerá com uma futura terceira geração do M2? A BMW M já informou que não incluirá motores de 3 ou 4 cilindros em seu portfólio.
Manter o famoso seis em linha após 2030 e adicionar eletrificação parece improvável considerando uma possível proibição das vendas de novos carros de combustão interna na União Europeia a partir de 2035. Além de ter que cumprir regulamentos mais rígidos, a divisão M também está preocupada que um motor menor que os de 6 cilindros não seja digno de um M2.
O CEO da BMW M, Frank van Meel, disse ao site CarBuzz que um modelo híbrido plug-in com motor pequeno, mas com potência elevada, é um desafio porque a unidade a combustão deve ser potente o suficiente para levar o carro sozinho, mesmo quando a energia do sistema híbrido tiver acabado: "Um sistema híbrido plug-in em um carro pequeno pode ser um problema. Eles precisam ter um mínimo de desempenho mesmo quando o conjunto elétrico não estiver disponível. Se o motor de combustão não cumprir tal tarefa, então um híbrido plug-in não faz sentido".
A Mercedes-AMG por outro lado, já usa usa um 2.0 turbo que, sozinho, entrega 470 cv no C63. Tendo descartado qualquer coisa com menos de seis cilindros, a BMW M não irá por esse caminho de utilizar um quatro cilindros de elevadíssima potência específica em conjunto a um sistema de propulsão elétrica.
Claramente ainda estamos falando de um futuro distante. O novo M2 foi revelado na semana passada. Com produção no México, espera-se que ele também chegue ao Brasil em 2023. Como é recente, a segunda geração do M2 deve permanecer sendo oferecido até o final da década de 2020. Um sucessor direto deste novo M2 tem mais chances de já chegar com um conjunto 100% elétrico, mas é muito cedo para saber com certeza. Enquanto isso, o BMW M2 fica com a tradição, oferecendo um motor de seis cilindros, opção de câmbio manual e tração somente traseira.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: CarBuzz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025