O nome Scenic é um dos mais tradicionais da Renault, então o fim da geração atual com motor a combustão foi uma notícia bem triste para os fãs da marca. Não durou muito tempo, pois pouco depois a fabricante francesa revelou um conceito chamado Scenic Vision, que adianta um SUV elétrico com lançamento programado para 2024.
O protótipo agora é mostrado ao público durante o Salão de Paris (França) e promete até 800 km de autonomia, com um extensor de alcance abastecido com hidrogênio. Minivans não fazem mais sucesso como antigamente na Europa. Assim como aconteceu com outros segmentos, os clientes migraram para os SUVs. O mesmo acontecerá com o Renault Scenic. O conceito mostra bem como será a versão de produção, parecendo bem mais uma versão esticada do novo Megane E-Tech (que virá ao Brasil no ano que vem). Aliás, tem muito do Megane, com o mesmo formato para a carroceria. O que muda é sua frente, mais futurista e com uma iluminação em LED mais robusta.
Dizer que é um Megane E-Tech esticado não é um exagero, pois é feito com a mesma plataforma CMF-EV e é consideravelmente maior. Tem 4,49 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,59 m de altura. Isto faz com que seja 29,1 cm mais longo, 13,2 cm mais largo e 8,2 cm mais alto do que o Megane, enquanto o entre-eixos é 15 cm maior.
Por enquanto, o protótipo usa a mesma motorização que o Megane E-Tech, adotando um propulsor de 215 cv e um conjunto de baterias de 40 kWh. Tem uma novidade, com a adição de um sistema a hidrogênio com célula de combustível de 16 kW, montada no assoalho. Usando esta tecnologia, a Renault promete que o Scenic é capaz de rodar por 800 km sem parar para recarregar a bateria, apenas para encher o tanque de hidrogênio – e isto levaria cerca de 5 minutos, como ao encher o tanque de combustível. Mas isto seria apenas para após 2030, conforme a rede de abastecimento fique mais acessível.
Como ainda falta um tempo apra o lançamento, a Renault vai usando o Scenic Vision como uma vitrine para mostrar algumas soluções sustentáveis que adotará no futuro. Por exemplo, a pintura branca perolizada da unidade mostrada no Salão de Paris passou por um processo de secagem usando lâmpadas ultravioletas, o que reduz o consumo de energia em 75% em comparação às lâmpadas infravermelhas usadas atualmente.
Cerca de 70% dos materiais utilizados no veículo são reciclados e mais de 95% do carro poderá ser reciclado no futuro, incluindo as baterias. O assoalho é composto por raspas de plástico vindas de canos, garrafas pet e similares, enquanto as juntas são de carbono reciclado da indústria aeronáutica. Nada de couro, substituído por poliéster reciclado de baixo carbono.
Com a nova estratégia da Renault, de oferecer carros cada vez mais refinados em todos os mercados onde tem uma operação, e considerando que está para trazer praticamente toda a sua linha de elétircos no Brasil, não será uma surpresa ver o Scenic chegar ao país após 2024. Ajudaria a posicionar a marca no segmento dos SUVs médios, uma categoria que a Renault tem tentado participar há um tempo, quando tinha planos de vender o Koleos no país, o que nunca aconteceu. Só que teremos que esperar por uma confirmação, o que só deve acontecer após o lançamento na Europa.
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