Usados: Hyundai HB20 cresce e aparece entre os 10 mais vendidos de setembro
No geral, mercado volta a cair e Fiat assume a liderança também neste segmento
O cenário para o mercado de veículos usados segue incerto. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, em setembro foram comercializados 793.447 automóveis e 139.789 comerciais leves – totalizando 933.236 unidades -, resultado 4,86% inferior ao registrado há um ano. Este foi o 13º mês seguido com retração.
Em relação a agosto (968.780), a queda foi próxima dos 4%. Numa disputa acirrada entre as montadoras, a Fiat – terceira em agosto – assumiu a liderança com 19,88% de market share. Líder no último ranking, a VW (19,67%) ficou bem próxima, com Chevrolet (18,75%), Ford (9,03%) e Renault (5,22%) completando as cinco primeiras posições.
No ranking de automóveis, o destaque do mês foi o Hyundai HB20 (20.561) aparecendo no top 10 com um desempenho quase 18% melhor do que há um ano. Também em alta (+3,8%), o Chevrolet Onix (24.596), 4º colocado, agora aparece à frente do Chevrolet Celta (22.088), 5º, no acumulado do ano. Líder, o VW Gol (66.388) perdeu aproximadamente 8 mil compradores no período.
A Fiat completou o pódio mais uma vez, mas agora com o Uno (37.946) pouco à frente do Palio (34.535). Com 20.908 unidades, o Toyota Corolla se manteve como único sedã no top 10. 17º, o Ford Ecosport (12.384) seguiu como nº 1 entre os SUVs / crossovers, mas desta vez com vantagem bem menor em relação ao Jeep Renegade (10.276), 20º. O mês foi bastante positivo para o Fiat Argo (11.183), que jamais havia vendido tanto entre os seminovos.
POS. |
MODELO |
SET.22 |
SET.21 |
% 2022/2021 |
1º |
VW GOL |
66.388 |
74.684 |
-11,11% |
2º |
FIAT UNO |
37.946 |
43.765 |
-13,30% |
3º |
FIAT PALIO |
37.535 |
44.722 |
-16,07% |
4º |
CHEVROLET ONIX |
24.596 |
23.687 |
3,84% |
5º |
CHEVROLET CELTA |
22.088 |
25.996 |
-15,03% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
20.908 |
22.944 |
-8,87% |
7º |
HYUNDAI HB20 |
20.561 |
17.482 |
17,61% |
8º |
VW FOX |
19.887 |
22.983 |
-13,47% |
9º |
FORD KA |
19.182 |
21.193 |
-9,49% |
10º |
CHEVROLET CORSA |
17.674 |
20.913 |
-15,49% |
11º |
FORD FIESTA |
17.277 |
20.611 |
-16,18% |
12º |
FIAT SIENA |
16.998 |
19.784 |
-14,08% |
13º |
HONDA CIVIC |
14.963 |
16.801 |
-10,94% |
14º |
RENAULT SANDERO |
14.546 |
15.978 |
-8,96% |
15º |
CHEVROLET CLASSIC |
13.811 |
16.579 |
-16,70% |
16º |
VW VOYAGE |
13.303 |
13.582 |
-2,05% |
17º |
FORD ECOSPORT |
12.384 |
14.021 |
-11,68% |
18º |
CHEVROLET PRISMA |
12.304 |
13.847 |
-11,14% |
19º |
FIAT ARGO |
11.183 |
4.212 |
165,50% |
20º |
JEEP RENEGADE |
10.276 |
6.633 |
54,92% |
21º |
HONDA FIT |
9.960 |
11.047 |
-9,84% |
22º |
VW POLO |
7.985 |
7.658 |
4,27% |
23º |
JEEP COMPASS |
7.785 |
6.089 |
27,85% |
24º |
HYUNDAI HB20S |
7.419 |
6.300 |
17,76% |
25º |
RENAULT LOGAN |
7.250 |
7.107 |
2,01% |
26º |
FIAT MOBI |
6.922 |
4.160 |
66,39% |
27º |
CITROËN C3 |
6.490 |
7.723 |
-15,97% |
28º |
RENAULT DUSTER |
6.315 |
6.260 |
0,88% |
29º |
VW GOLF |
6.140 |
7.138 |
-13,98% |
30º |
HONDA HR-V |
5.979 |
5.690 |
5,08% |
31º |
VW FUSCA |
5.754 |
6.310 |
-8,81% |
32º |
PEUGEOT 208 |
5.499 |
- |
|
33º |
FIAT WEEKEND |
5.450 |
6.549 |
-16,78% |
34º |
CHEVROLET VECTRA |
5.375 |
6.576 |
-18,26% |
35º |
CHEVROLET ASTRA |
5.325 |
6.055 |
-12,06% |
36º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
5.262 |
5.222 |
0,77% |
37º |
CITROËN C4 CACTUS |
5.194 |
- |
|
38º |
RENAULT KWID |
5.035 |
4.238 |
18,81% |
39º |
RENAULT CLIO |
4.908 |
5.827 |
-15,77% |
40º |
HONDA CITY |
4.899 |
5.056 |
-3,11% |
41º |
FORD FIESTA SEDAN |
4.778 |
5.727 |
-16,57% |
42º |
VW PARATI |
4.771 |
5.709 |
-16,43% |
43º |
CHEVROLET SPIN |
4.750 |
4.495 |
5,67% |
44º |
FIAT PUNTO |
4.698 |
5.550 |
-15,35% |
45º |
CHEVROLET TRACKER |
4.622 |
- |
|
46º |
CHEVROLET COBALT |
4.606 |
5.423 |
-15,07% |
47º |
FORD FOCUS |
4.319 |
5.120 |
-15,64% |
48º |
VW UP |
4.247 |
4.914 |
-13,57% |
49º |
HYUNDAI CRETA |
4.107 |
- |
|
50º |
NISSAN KICKS |
4.088 |
- |
|
... |
... |
|||
TOTAL AUTOS - 2022 |
793.447 |
|||
TOTAL AUTOS - 2021 |
834.883 |
|||
VARIAÇÃO % |
-4,96% |
Já entre os comerciais leves, a Fiat Strada (28.225) assegurou mais de 9 mil unidades de vantagem sobre a VW Saveiro (19.160). Na disputa pelo 3º lugar, a Chevrolet S10 abriu mais de 3 mil unidades de frente sobre a Toyota Hilux (14.044 x 10.990). Fiat Toro (9.978, 5ª), Fiat Fiorino (6.334, 7ª) e Renault Duster Oroch (1.440, 13ª) foram as únicas do top 20 com resultados melhores do que os de 2021.
POS. |
MODELO |
SET.22 |
SET.21 |
% 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
28.225 |
28.431 |
-0,72% |
2º |
VW SAVEIRO |
19.160 |
20.619 |
-7,08% |
3º |
CHEVROLET S10 |
14.044 |
14.948 |
-6,05% |
4º |
TOYOTA HILUX |
10.990 |
11.475 |
-4,23% |
5º |
FIAT TORO |
9.978 |
8.268 |
20,68% |
6º |
CHEVROLET MONTANA |
7.635 |
8.597 |
-11,19% |
7º |
FIAT FIORINO |
6.334 |
5.755 |
10,06% |
8º |
FORD RANGER |
6.276 |
6.956 |
-9,78% |
9º |
MITSUBISHI L200 |
4.710 |
4.836 |
-2,61% |
10º |
VW KOMBI |
4.489 |
5.220 |
-14,00% |
11º |
VW AMAROK |
3.978 |
4.274 |
-6,93% |
12º |
NISSAN FRONTIER |
2.797 |
3.049 |
-8,27% |
13º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1.440 |
1.338 |
7,62% |
14º |
FORD PAMPA |
1.435 |
1.666 |
-13,87% |
15º |
RENAULT MASTER |
1.406 |
1.571 |
-10,50% |
16º |
FIAT DUCATO |
1.399 |
1.556 |
-10,09% |
17º |
HYUNDAI HR |
1.350 |
1.539 |
-12,28% |
18º |
CHEVROLET D20 |
1.319 |
1.554 |
-15,12% |
19º |
FORD F1000 |
1.265 |
1.662 |
-23,89% |
20º |
FORD COURIER |
1.211 |
1.322 |
-8,40% |
... |
... |
... |
||
TOTAL COMERCIAIS - 2022 |
139.789 |
|||
TOTAL COMERCIAIS - 2021 |
146.030 |
|||
VARIAÇÃO % |
-4,27% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2022 |
933.236 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) - 2021 |
980.913 |
VARIAÇÃO % |
-4,86% |
Observação: Números do Peugeot 208, Citroën C4 Cactus, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks indisponíveis para setembro de 2021.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?