Se você achava que a demora para entregar carros 0km no Brasil estava grande demais, pode se assustar com a situação na Coreia do Sul. Por lá, o site Carscoops afirma que alguns clientes de marcas locais como Hyundai, Kia e Genesis - todas do mesmo grupo - estão com a expectativa de entrega para daqui quase 3 anos.
Enquanto as três marcas sul-coreanas afirmam que os atrasos estão mais ligados à situação de escassez de semicondutores e ao crescimento geral da demanda por veículos novos, muitos consumidores na Coreia do Sul acreditam que a Hyundai Motor Group está priorizando os mercados estrangeiros devido à depreciação da moeda coreana em relação ao dólar, o que significa que os exportadores podem vender produtos a um preço mais competitivo fora de seu país sede.
O Korea Times revelou que alguns consumidores estariam sendo informados de que precisarão esperar até 30 meses antes de receber um novo modelo da Hyundai, Kia ou Genesis, esta sendo divisão de luxo do grupo. A plataforma digital de compra e venda de veículos sul-coreana Getcha revelou que os compradores de 26 modelos fabricados pelas 3 marcas estão até 30 meses pela entrega, bem acima dos 11 meses de espera registrados em 2021.
Ainda de acordo com o Carscoops, clientes teriam declarado em fóruns que “tenho que esperar dois anos e meio para comprar um Genesis ou qualquer utilitário esportivo (SUV) fabricado pela Hyundai ou Kia? Eu não entendo. O atraso era de sete meses há um ano. Por que eles não fazem (os carros) mais rápido?".
Modelos como Kia K3, nome do nosso Cerato na Coreia do Sul, e K5 tiveram as entregas atrasadas de três a cinco meses, período que chegaria a mais de 8 meses para alguns modelos K5, K8 e Sorento Hybrid. Enquanto isso, os compradores dos modelos Hyundai Avante, Sonata, Grandeur e Santa Fe precisarão esperar entre 6 e 20 meses antes de receberem os carros que já compraram. As informações da mídia sul-coreana afirmaram que uma autoridade local teria negado as alegações de que os compradores estrangeiros estão sendo priorizados em detrimento dos sul-coreanos.
“Não apenas os consumidores coreanos, mas também os consumidores estrangeiros estão enfrentando atrasos”, teria afirmado tal autoridade. “A afirmação de que priorizamos os consumidores estrangeiros em detrimento dos locais é simplesmente errada. Sejam veículos elétricos ou híbridos, os modelos mais novos precisam dos chips e peças mais recentes, cuja aquisição pode demorar um pouco. Faremos o nosso melhor para atender prontamente à crescente demanda dos consumidores que optam por comprar nossos veículos”.
Fonte: Carscoops
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman