Entre as motos aventureiras intermediárias - com motorização maior que 160 cm³, mas inferior à 500 cm³ - não há discussão: a Honda XRE 300 é a campeã de vendas. E isso ocorre mesmo com rivais de peso na categoria, como a Yamaha XTZ 250 Lander e até modelos de marcas premium, como a Royal Enfield Himalayan e a BMW G 310 GS.
Apesar de sua relevância no mercado, já fazem 4 anos desde que a Honda empreendeu grandes alterações na XRE 300. Isso aconteceu em novembro de 2018, quando a aventureira ganhou novo visual, farol de LED, ficou mais leve e passou a oferecer freios ABS de série para a chegada da linha 2019. Desde então, a moto vem recebendo apenas alterações de cores. Ou nem isso, como aconteceu agora com a chegada da linha 2023 da XRE 300. No entanto, os reajustes nos preços da aventureira já acumulam mais de 30% de aumento no período entre o final de 2018 e agora, outubro de 2022.
A XRE 300 2023 mantém o motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
Na parte ciclística, a trail traz chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo, enquanto a suspensão dianteira tem padrão tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. Com curso de 225 mm, a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link. As rodas são aro 21” com pneu 90/90 na dianteira, enquanto na traseira ela vem com roda aro 18” calçada por pneu na medida 120/80. Os freios têm disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e de 220 mm na traseira.
Entre os principais itens de série, a Honda XRE 300 2023 traz iluminação completa por lâmpadas de LED, freios ABS nas duas rodas, escapamento em posição elevada no lado direito, lanterna com lente branca na traseira e o painel tipo blackout, de alto contraste.
Quando a linha 2019 da Honda XRE 300 foi apresentada em novembro de 2018, a versão de entrada ABS saía por R$ 18.200. Vale lembrar que todos os valores aqui descritos não incluem despesas de frete ou seguro. Hoje, na linha 2023, a mesma configuração está saindo por R$ 23.810. O aumento foi de R$ 5.610 ou 30,82%.
As versões acima, Rally e Adventure que se diferenciam somente pelo esquema de pintura diferenciado, saíam por R$ 18.690 em 2018, mas agora não saem por menos de R$ 24.350 após reajustes de R$ 5.660 (+30,28%). Veja abaixo a tabela comparativa completa:
Honda XRE 300 | Preço em novembro de 2018 | Preço em outubro de 2022 | Diferença em R$ | Diferença em % |
ABS | R$ 18.200 | R$ 23.810 | R$ 5.610 | 30,82% |
Rally | R$ 18.690 | R$ 24.350 | R$ 5.660 | 30,28% |
Adventure | R$ 18.690 | R$ 24.350 | R$ 5.660 | 30,28% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos