Preço da Honda XRE 300 subiu mais de 30% em 4 anos; veja a tabela
Aventureira média da marca recebeu grandes atualizações pela última vez em 2018
Entre as motos aventureiras intermediárias - com motorização maior que 160 cm³, mas inferior à 500 cm³ - não há discussão: a Honda XRE 300 é a campeã de vendas. E isso ocorre mesmo com rivais de peso na categoria, como a Yamaha XTZ 250 Lander e até modelos de marcas premium, como a Royal Enfield Himalayan e a BMW G 310 GS.
Apesar de sua relevância no mercado, já fazem 4 anos desde que a Honda empreendeu grandes alterações na XRE 300. Isso aconteceu em novembro de 2018, quando a aventureira ganhou novo visual, farol de LED, ficou mais leve e passou a oferecer freios ABS de série para a chegada da linha 2019. Desde então, a moto vem recebendo apenas alterações de cores. Ou nem isso, como aconteceu agora com a chegada da linha 2023 da XRE 300. No entanto, os reajustes nos preços da aventureira já acumulam mais de 30% de aumento no período entre o final de 2018 e agora, outubro de 2022.
O que a Honda XRE 300 oferece de série?
Galeria: Honda XRE 300 2022
A XRE 300 2023 mantém o motor monocilíndrico de 291,6 cm³ flex arrefecido a ar com injeção eletrônica. A potência com etanol no tanque chega a 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto que com gasolina ele rende 25,4 cv na mesma faixa de rotação. Já o torque com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, ante 2,76 kgfm quando abastecido com gasolina. O câmbio tem 5 marchas e a embreagem é multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
Na parte ciclística, a trail traz chassi tubular de aço de arquitetura tipo berço semi-duplo, enquanto a suspensão dianteira tem padrão tipo telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. Com curso de 225 mm, a suspensão traseira tem balança de alumínio ligada ao sistema Pro-Link. As rodas são aro 21” com pneu 90/90 na dianteira, enquanto na traseira ela vem com roda aro 18” calçada por pneu na medida 120/80. Os freios têm disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e de 220 mm na traseira.
Entre os principais itens de série, a Honda XRE 300 2023 traz iluminação completa por lâmpadas de LED, freios ABS nas duas rodas, escapamento em posição elevada no lado direito, lanterna com lente branca na traseira e o painel tipo blackout, de alto contraste.
Aumento de preço no acumulado passa de 30%
Quando a linha 2019 da Honda XRE 300 foi apresentada em novembro de 2018, a versão de entrada ABS saía por R$ 18.200. Vale lembrar que todos os valores aqui descritos não incluem despesas de frete ou seguro. Hoje, na linha 2023, a mesma configuração está saindo por R$ 23.810. O aumento foi de R$ 5.610 ou 30,82%.
As versões acima, Rally e Adventure que se diferenciam somente pelo esquema de pintura diferenciado, saíam por R$ 18.690 em 2018, mas agora não saem por menos de R$ 24.350 após reajustes de R$ 5.660 (+30,28%). Veja abaixo a tabela comparativa completa:
Honda XRE 300 | Preço em novembro de 2018 | Preço em outubro de 2022 | Diferença em R$ | Diferença em % |
ABS | R$ 18.200 | R$ 23.810 | R$ 5.610 | 30,82% |
Rally | R$ 18.690 | R$ 24.350 | R$ 5.660 | 30,28% |
Adventure | R$ 18.690 | R$ 24.350 | R$ 5.660 | 30,28% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Titan 2025: como anda a Honda CG mais cara da história?
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou