Apresentada no mercado internacional em meados de maio, a reestilização do BMW Série 3 não vai demorar para chegar ao Brasil. A própria marca já confirmou a produção do modelo renovado em Araquari (SC) e, agora, registros do Inmetro revelam que os preparativos em torno do lançamento estão bastante adiantados. O sedã já aparece como linha 2023 e, entre outras novidades, terá mais uma versão no portfólio.
No visual, o Série 3 reestilizado incorpora mudanças leves e sem relação com a pegada ousada de outros veículos da BMW. A marca optou apenas por modificar o desenho do para-choque (nova entrada de ar e moldura para luzes de neblina), além de mexer suavemente no formato da grade e dos faróis. Há ainda maior nível de esportividade aplicado ao para-choque traseiro e leves atualizações nas lanternas, assim como mudanças no desenho das rodas.
Por dentro, chama atenção o esquema de telas digitais de alta resolução no painel. A primeira, com 12,3 polegadas, fica logo atrás do volante e abriga todas as funções do quadro de instrumentos. Já a segunda, posicionada logo ao lado, conta com 14,9 polegadas e roda o sistema de entretimento mais moderno da marca, com software iDrive 8.
Botões e comandos físicos foram significativamente reduzidos, enquanto controles de voz e toque ganharam ainda mais destaque. Mudanças também no console e no seletor de marchas da transmissão automática de 8 velocidades, que foi redesenhado.
Mecanicamente, o Série 3 2023 continuará sendo oferecido com as mesmas motorizações. Ou seja, motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm de torque para as versões 320i; 3.0 turbo de 6 cilindros de 387 cv e 50,9 kgfm para o M340i xDrive; e 2.0 híbrido plug-in de 184 cv e 30,6 kgfm. O câmbio é sempre automático de 8 marchas e, dependendo da versão, é ofertado sistema de tração traseira ou integral.
Até então, havia expectativa de que fosse incorporado ao conjunto sistema híbrido-leve desde as versões 320i. Nos registros do Inmetro, porém, as configurações de acesso aparecem sem eletrificação. Dados do instituto revelam consumo de até 7,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol, além de 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina (praticamente as mesmas médias do modelo 2022).
Falando em versões, é novidade no catálogo a configuração 320i Active, posicionada de forma intermediária entre a 320i GP Sport e a 320i M Sport. Já o modelo 320i GP segue como opção de base da gama. A produção do Série 3 2023 já foi iniciada em Araquari (SC), onde mais de R$ 500 milhões forma investidos em atualizações. O lançamento é aguardado para breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais