O registro de patentes no Brasil, quando estamos falando da Honda Motos do Brasil, nem sempre indica uma nova moto para nosso mercado. No entanto, há patentes e patentes. Quando a empresa se dá ao trabalho de registrar até peças específicas, dificilmente está somente protegendo o visual de cópias indevidas.
Foi o que chamou a atenção do Motor1.com quando apareceu por aqui a patente da nova Honda ADV 160. A princípio, parecia algo distante. No entanto, depois de a marca ter apresentado a nova PCX 2023 com o inédito motor 160, o modelo aventureira que compartilha da mesma base da scooter ficou mais perto do Brasil. E agora, mais uma patente detalhada da Honda apareceu no INPI, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Dessa vez, a Honda registrou por aqui uma moto que já é vendida em mercados asiáticos como Vietnã e Malásia. Trata-se da Winner-X, uma motoneta oferecida naqueles mercados onde a tarifação aplicada às motos de alta cilindrada as tornam praticamente inatingíveis para a maior parte da população.
Isso gerou um ambiente propício ao desenvolvimento de uma grande variedade de motos de baixa cilindrada. Isso inclui até mesmo motonetas muito mais modernas do que estamos acostumados a ver no Brasil, onde tal categoria é completamente dominada pela Honda Biz e tem pouca concorrência de modelos como a Shineray Jet 125.
A Winner-X foi atualizada no final de 2021 e o novo visual é um diferencial do mercado vietnamita, não sendo oferecido em outros países asiáticos. Seu diferencial é mesclar as características de uma motoneta com as de uma moto convencional, trazendo ainda um toque mais esportivo e moderno.
Apesar de não ter um tanque de combustível aparente, como acontece na Biz, ela possuí um propulsor com cilindro vertical, como em uma moto convencional. No entanto, ela oferece uma série de avanços tecnológicos na comparação com a Honda Biz e, em alguns aspectos, deixa até mesmo a CG 160 para trás.
A Honda Winner-X vietnamita possui um propulsor monocilíndrico de 149,1 cm³ com duplo comando de válvulas no cabeçote. Além de injeção eletrônica de combustível, já conta com sistema de arrefecimento a líquido, algo que Biz e CG não oferecem. Sua potência declarada por lá é de 15,4 cv a 9.000 rpm enquanto o torque chega a 1,35 kgfm a 6.500. O mais interessante, porém, é o câmbio. Trata-se de uma caixa mecânica com embreagem e 6 velocidades.
Além do visual mais esportivo, a Honda Winner-X já vem equipada na Ásia com faróis de LED e pode trazer itens como chave presencial, freios ABS nas duas rodas e painel de instrumentos digital que fornece informações como conta-giros e até mesmo indicador de marcha engatada.
Mesmo que a Honda do Brasil tenha feito um registro de patente bem detalhado da Winner-X por aqui, ainda é no mínimo nebulosa a sua chegada ao mercado nacional. É uma proposta inédita para cá e tanto o nível de equipamentos quanto o conjunto motriz bem mais moderno elevariam os preços praticados por aqui. No Vietnã, porém, a moto com ABS é comercializada por 50.490.000 dongs, ou cerca de R$ 10.887.
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