É difícil encontrar quem já não se sentiu incomodado pelo barulho estridente de motos e carros com escapamentos modificados, quando não ausentes por completo. Porém, tirando algumas iniciativas nos EUA e na Europa, ainda são poucas as opções de fiscalização e punição para este tipo de infração.
Agora, a Prefeitura de Curitiba (PR) anunciou que deu início ao período de testes de um equipamento que, em tese, poderia identificar e até autuar os veículos mais barulhentos passando nas ruas. Trata-se de um radar de ruído que começou a operar nesta semana na capital paranaense em caráter experimental.
“O monitor de ruídos é mais uma tecnologia da cidade inteligente que vem para melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, afirma o prefeito Rafael Greca. Ele destaca ainda os testes dos ônibus elétricos que tiveram início neste mês em Curitiba, outra ação que tem como foco a sustentabilidade e a redução de ruídos no meio ambiente, já que os veículos são silenciosos.
Instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, o equipamento foi desenvolvido pela empresa Perkons em parceria com a Superintendência de Trânsito (Setran). A instalação do equipamento encerra as ações da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade, um estímulo da Prefeitura à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte.
Segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, a iniciativa atende a solicitações encaminhadas pela população que reclama do barulho provocado por carros e motos, além de demandas encaminhadas pela Câmara de Vereadores. “Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”, explica Battistella.
Radar de barulho em Curitiba
No entanto, vale destacar que o novo equipamento ainda está operando em caráter experimental. Como é uma tecnologia nova no país, o equipamento não pode ser utilizado para autos de infrações, pois ainda necessita de homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da regulamentação de órgãos como o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Este novo radar de ruído, o primeiro em operação no Brasil, está instalado junto a um equipamento de fiscalização eletrônica que já faz a medição de velocidade dos veículos. O detector de ruídos capta imagens e áudios de veículos que estejam emitindo ruídos acima do permitido de forma automática.
“Curitiba sempre foi berço das inovações no âmbito do trânsito. Há 30 anos a cidade recebeu a primeira lombada eletrônica do mundo. Agora, mais uma vez a parceria Perkons e Prefeitura de Curitiba está na vanguarda, desenvolvendo esta solução para tornar a cidade cada vez mais inteligente”, conta , o diretor técnico da Perkons, Régis Nishimoto.
Fonte: SCMS
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida