Honda registra nome de marca elétrica "EM le:"; o que será?
É uma bicicleta, uma scooter ou uma linha inteira?
No início de setembro, a Honda ganhou as manchetes quando anunciou seus planos de lançar um total de 10 motocicletas elétricas até 2025. Embora a marca ainda não tenha lançado uma moto deste tipo, ela tem trabalhado constantemente no lançamento de scooters elétricas e veículos de entrega de três rodas de baixa velocidade. Agora sabemos que a marca japonesa registrou o nome "EM le:", que pode antecipar sua futura marca elétrica.
Para começar, no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual, temos outra pista potencial sobre o futuro elétrico da Honda. Em 22 de julho de 2022, a marca japonesa registrou a marca EM le: (sim, há dois pontos depois da nomenclatura desta nova marca) em diversos países do mundo, à exemplo de Austrália, China, União Europeia, Reino Unido, Indonésia, Coreia do Sul, Malásia, Turquia e Vietnã.
Agora, os consumidores que confiam nos geradores Honda podem notar que a Honda já conta com uma linha de geradores batizada de EM. A pergunta que fica é: como sabemos que esta nova marca "EM le:" não tem ligação com algo relacionado a essa série de geradores?
Essa é uma pergunta fácil de responder. Dentro do documento oficial de registro de marca, temos uma explicação muito simples sobre a marca EM le:, caso a Honda opte por usá-la. Sob o título Classificação Internacional de Bens e Serviços para Fins de Registro de Marcas (Classificação de Nice) - NCL (11-2022), encontramos o seguinte texto:
“12. Motocicletas elétricas, veículos motorizados elétricos de duas rodas e suas peças e acessórios; motocicletas, veículos motorizados de duas rodas e suas peças e acessórios".
A Honda solicitou o registro desta marca em 28 de junho de 2022, junto ao Escritório de Patentes do Japão. Foi oficialmente registrada e listada a partir de 22 de julho de 2022, e espera-se que expire e/ou precise ser renovada em 22 de julho de 2032.
Portanto, temos a confirmação dentro deste documento que a marca EM le: vai se referir a veículos elétricos de duas rodas (motos elétricas) - e não temos mais informações além disso. Os veículos comerciais elétricos de duas e três rodas da Honda, os Benly e:, Gyro e:, e Gyro Canopy e: têm algo em comum: todos eles fazem uso do "e:" para denotar o fato de serem versões elétricas de veículos Honda existentes anteriormente a combustão. Assim, sabemos que a Honda gosta de usar este "e:" no final de seus modelos elétricos, ao menos por enquanto.
E quanto ao fato de ser agora "le:" em vez de apenas "e:"? Arriscamos dizer que isso talvez poderia significar "elétrico leve". Caso estes modelos sejam veículos de baixa velocidade voltados para a mobilidade urbana - que a Honda já declarou fazer parte de seus planos de eletrificação a curto prazo - então isso parece bastante razoável. No entanto, temos que lembrar que tudo isso até o momento são rumores. Esperamos desvendar o mistérios do registro da marca Honda EM le:em breve.
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