Jeep Wrangler com motor diesel sairá de linha sem chegar ao Brasil
Série especial Wrangler Rubicon FarOut marcará despedida da motorização no portfólio do modelo
Apesar de toda expectativa criada pelos fãs de off-road, o Jeep Wrangler equipado com motorização turbodiesel não deverá chegar ao Brasil. Prova disso vem dos Estados Unidos, onde a própria marca confirma que descontinuará a motorização no catálogo do utilitário a partir de 2023. Até mesmo uma edição especial será lançada para marcar a despedida do propulsor 3.0 EcoDiesel.
Batizada de Wrangler FarOut, a série conta com diversos elementos exclusivos no visual, incluindo emblemas especiais "3.0 Diesel" em alusão à motorização. Há ainda rodas de 17 polegadas com desenho próprio, grade frontal com pintura contrastante, detalhes coloridos nos para-choques, bancos com revestimento próprio, tapetes especiais, iluminação em LED e diversos recursos de assistência à condução.
Galeria: Jeep Wrangler EcoDiesel 2020
O Wrangler EcoDiesel estreou na linha 2020 com motor 3.0 V6 de 264 cv de potência e 61,1 kgfm de força, sendo na época a versão com mais torque da gama e capaz de alcançar números satisfatórios de consumo. A Jeep não justificou a retirada da motorização, mas é certo que a medida tem relação direta com a chegada das versões Wrangler Rubicon 392 e o Rubicon 4xe.
A primeira tem motor 6.4 V8 HEMI com 481 cv a 6.000 rpm e 64,9 kgfm de torque a partir de 4.300 rpm (números bem superiores ao EcoDiesel), enquanto a segunda é híbrida e entrega média de consumo de até 20,8 km/l (ou seja, bem mais eficiente que o diesel). Na prática, o Wrangler a óleo acabou perdendo as vantagens que tinha dentro da linha e deixou de ser competitivo.
O Wrangler EcoDiesel FarOut Edition, de despedida, está disponível para pedidos nos Estados Unidos até novembro, com entregas até final do ano. A linha Wrangler seguirá com motores 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.6 V6 Pentastar, além dos citados 392 e 4xe. Para os fãs do diesel, a motorização 3.0 V6 EcoDiesel continuará sendo ofertada na picape Gladiator (vendida no Brasil apenas com motor a gasolina).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jeep Wrangler V6 passa a ser só manual em 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep lança os novos Wrangler e Gladiator no Brasil: veja o preço
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Jeep quebra promessa e traz Wrangler com motor V8 de volta
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Jeep Wrangler Rubicon 392 Final Edition é o adeus ao motor V8 de 470 cv