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Ford confirma elétricos Mustang Mach-E e E-Transit para o Brasil

Além da Maverick na versão híbrida, marca revela que trará SUV e furgão elétricos no ano que vem

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Com cada vez mais marcas trazendo carros elétricos ou híbridos ao Brasil, a Ford tinha que se movimentar, principalmente agora que está preparando uma linha de VEs para os próximos anos. A fabricante diz que irá descarbonizar sua operação na América Latina, lançando três veículos eletrificados em 2023. Além da Maverick Hybrid, veremos também os elétricos Mustang Mach-E e o furgão E-Transit, ambas desembarcando também no ano que vem.

“Temos um portfólio empolgante e conectado, com tecnologias avançadas, e agora, com esses três produtos, aceleramos a eletrificação no Brasil e na América do Sul”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. A Maverick Hybrid será a primeira a desembarcar, já no início de 2023, importada do México. Em seguida será a vez do Mustang Mach-E, SUV elétrico baseado no cupê que já foi avistado em testes pelo Brasil há um tempo.

Lançado em 2020 nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E tem trazido resultados bem positivos para a marca em seu país de origem. Tanto é que teve que suspender as vendas por conta da quantidade de pedidos e chegou a registrar 4 mil unidades vendidas em um único mês, superando com facilidade as vendas do Mustang com motor a combustão.

Como é de praxe, a Ford não revela nada sobre como será o Mustang Mach-E para o Brasil, guardando as informações para uma outra oportunidade. Porém, temos algumas indicações de qual deve ser o plano da marca. O SUV elétrico tem rodado pelo país na versão GT com o pacote Performance Edition. Ela reduz um pouco a autonomia das baterias de 91 kWh, para que entregue 418 km, menos do que os 434 km do Mach-E GT normal. Em contrapartida, entrega mais desempenho, elevando o torque para 87,6 kgfm, mantendo a potência de 487 cv. Nesta configuração, a Ford diz que acelera de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 3,5 segundos, aproveitando a tração integral.

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O Ford Mustang Mach-E está em testes no Brasil há tempos

Também é a versão mais cara, o que ajudará a justificar o preço alto que terá no Brasil. Conta com painel de instrumentos digital de 10,2”, central multimídia de 15,5” na vertical, faróis full-LED, sistema de som Bang e Olufsen com 10 alto-falantes, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura por gesto, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de 360°, banco do motorista com ajuste elétrico e muito mais.

O segundo veículo elétrico da Ford no Brasil será a E-Transit, furgão 100% elétrico apresentado em 2020. Como o nome diz, é a variante VE do furgão, com a mesma capacidade de carga, porém usando uma motorização eletrificada. Por enquanto, está disponível em três configurações: carga, plataforma e chassi-cabine. É capaz de carregar até 1.724 kg na versão de carga e 1.946 kg na variante chassi-cabine. Traz um único motor elétrico de 269 cv e 63,8 kgfm posicionado no eixo traseiro.

Conta com um conjunto de baterias de 67 kWh localizada sob a carroceria. Não é uma bateria muito grande, mas isto tem um motivo: a Ford quer priorizar a carga útil e não aumentar demais o preço final do furgão. É capaz de rodar somente 202 km por dia, o que é bem pouco quando consideramos um carro. Porém, a Ford justifica este valor dizendo que um furgão comercial roda somente 120 km por dia, em média (ao menos nos EUA, aqui pode ser bem diferente).


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