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Ford Caminhões persiste na Europa com F-Max graças a esforço turco

Modelo extrapesado segue em linha no Velho Continente, mas sem interferência da Ford

Ford F-Max europeu

Em fevereiro de 2019, a Ford do Brasil anunciou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Além de "matar" o Fiesta, também encerrou as atividades da Ford Caminhões, divisão de comerciais pesados da representação nacional da empresa. Na época, a empresa alegou que estava se reestruturando em busca de uma operação mais sustentável. Menos de dois anos de pois, no início de 2021, anunciou o encerramento de todas as atividades fabris no Brasil.

Não só isso: a Ford globalmente deixou de operar no setor de pesados há muitos anos . Apenas a divisão brasileira (Ford Caminhões) e a turca (Ford Trucks) atuavam em tal área. Depois do fim das operações por aqui, apenas a Turquia ficou responsável por seguir a diante com o bastão dos caminhões Ford.

Durante nossa visita ao IAA Transportation 2022, que está ocorrendo na Alemanha, o Motor1.com conseguiu ver em primeira mão o Ford F-Max, cavalo mecânico extra-pesado que ainda tem uma legião de fãs, principalmente leste europeu. Mas antes de falar dele, vocês precisam conhecer a história da Ford Otosan, divisão turca da empresa responsável por ser a única fabricante de caminhões com a marca Ford no mundo.

A Ford Otomotiv Sanayi

Caminhão Ford elétrico

Em 1959, a Otomotiv Sanayi (Otosan) foi fundada. A empresa turca iniciou as operações ainda em 1960 com a produção de veículos da Ford sob licença. A marca do oval azul até hoje tem participação na empresa, mas não majoritária. Em 1977, a empresa turca mudou de nome para Ford Otosan. Em 1979, iniciaram-se as obras de construção da fábrica de Inonu (TUR). De lá, a partir de 1986, os caminhões Ford Cargo começaram a ser fabricados. 

Até hoje, a Ford Otosan permanece apostando no segmento de caminhões, mesmo que a Ford norte-americana não opere oficialmente no setor. A empresa turca tem desde caminhões menores, até modelos pesados e especializados para operações de extração mineral.

Além disso, ela fabrica seus próprios propulsores a diesel, chamados de EcoTorq. Eles têm opções de 9 ou 13 litros, já capazes de atender às normas Euro 6 de emissões de poluentes. A Ford Trucks, operada pela Ford Otosan, também está em busca da eletrificação, tendo apresentado na Alemanha um modelo 100% elétrico pensado para coleta de lixo (foto acima). Ele oferece até 367 cv de potência contínua e transmissão de 4 velocidades. Com baterias de 392 kWh, promete uma autonomia de 300 km.

O Ford F-Max

Galeria: Ford F-Max Europeu

A linha Ford F-Max foi apresentada em 2018, recebendo poucas atualizações até hoje. Ele substituiu a linha Cargo anterior, que tinha sido desenvolvida em parceria com a Ford Caminhões do Brasil. Seu propósito era atender à demanda por veículos extrapesados e cavalos mecânicos de maior capacidade na Europa.

Ele não possui variações de cabine ou de motor, seguindo uma filosofia que a Ford Trucks turca chama de "one size fits all", algo como "tamanho universal". Tanto que ele é oferecido sempre com chassi 4x2. Ele possui capacidade máxima de 44 toneladas e, nas medidas, tem 3.918 mm de altura, 2.540 mm de largura, 5.925 mm de comprimento e 3.600 mm de entre-eixos.

Ford F-Max europeu

Para a suspensão, o Ford F-Max pode ser oferecido tanto com molas metálicas parabólicas ou pneumáticas. As rodas são sempre de 22,5 polegadas, mas as medidas de pneu para o eixo traseiro podem variar entre 295/80 e 315/80, variando a atura da quinta roda onde se acopla o reboque. Os dois eixos contam com discos de freio, além do freio motor e do sistema de retarder hidráulico (opcional).

O caminhão vem com dois tanques, um com 600 litros e outro com 450 litros. Já o tanque de Arla 32 acomoda até 78 litros. Indo para o motor, a linha F-Max é equipada com o EcoTorq 13 litros turbodiesel. Ele é capaz de entregar 500 cv de potência e até 255 kgfm de torque. A única opção para a transmissão é uma automatizada de embreagem única com 12 velocidades.

Ford F-Max cabine

Entre os principais itens de série, já traz cabine com suspensão pneumática, espelhos e maçanetas pintadas, cama, controle de cruzeiro, limitador de velocidade, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, assento do motorista pneumático com aquecimento,  frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança involuntária de faixa. opcionalmente, pode trazer central multimídia com tela de 7 polegadas, cama dupla, geladeira, controle de cruzeiro adaptativo, banco do passageiro pneumático e monitoramento da pressão de pneus.

Motor1.com viu o Ford F-Max ao vivo na Alemanha e o que podemos dizer é que o caminhão não deve em nada para as opções intermediárias 4x2 oferecidas por outros nomes de peso no setor, como Iveco, Scania e Mercedes-Benz em potência e capacidade de carga. O que mais impressionou foi a qualidade da cabine porém. Desde o volante que lembra o do finado Focus, até a qualidade da ergonomia de botões que, novamente, lembram os dos carros da Ford também.

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