Dependendo da sua definição de carro, o Volkswagen Gen.Travel pode não entrar nesta categoria pela falta de um volante. Este não é um daqueles conceitos malucos que tem um volante que pode ser guardado quando você ativar o modo autônomo, como tem sido imaginado por outras fabricantes. Sua carroceria é bem peculiar, pois a VW está caminhando entre um sedã e uma minivan.
O Gen.Travel não foi pensado como um carro que qualquer um pode comprar, mas sim como um serviço de mobilidade sob demanda. A Volkswagen o chama de IEV (Innovation Experience Vehicle, ou veículo de experiência inovadora), para adiantar como a mobilidade de longa distância irá mudar na próxima década. É visto como uma alternativa à usar um avião para uma viagem relativamente curta, o que nos indica que terá um conjunto de baterias grande o suficiente para uma jornada dessas.
Promete muito conforto pelo uso de uma suspensão ativa chamada eABC (electric Active Body Control), que calcula os movimentos laterais e vertical ao fazer curvas ou acelerar, agindo antes de forma automática para otimizar o estilo de "direção" e trajetória. Com a ajuda de uma inteligência artificial, a Volkswagen vê um futuro em uma frota de carros autônomos iria aproveitar ao máximo a autonomia elétrica, dirigindo da forma mais eficiente possível ao comunicar-se com os outros veículos.
O Gen.Travel ainda funciona como um estudo de design, contando com enormes portas asa-de-gaivota, facilitando o acesso ao seu interior, por não ter a coluna B atrapalhando a entrada. Os assentos podem ser dobrados para criar um assoalho reto, permitindo que o ocupante até durma durante a viagem. Há outras possibilidades, como ter quatro bancos virados em direção ao centro, permitindo fazer reuniões e continuar trabalhando usando uma mesa. As janelas são bem largas e, junto com o teto solar, garantem muita iluminação natural e uma visão dos arredores durante o trajeto.
Curiosamente, não tem o logo da Volkswagen em lugar algum, mas há um bom motivo. O Gen Travel foi desenvolvido para representar todo o Grupo VW ao invés da marca principal. Este conceito com sistema autônomo de nível 5 será apresentado ao público no dia 24 de setembro, durante o evento Chantilly Arts & Elegance perto de Paris (França). Não terá uma versão de produção, porém a fabricante explica que algumas de suas tecnologias poderão ser adotadas por seus próximos modelos no futuro.
Fonte: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira