Chevrolet Trailblazer sai de linha na China após chegada do Seeker
Posicionado acima do Tracker, SUV chegou ao mercado em 2019 e se despede para dar lugar ao novato
Desenvolvido para ocupar a lacuna existente entre Tracker e Equinox em diversos mercados internacionais, o Chevrolet Trailblazer (que é diferente do SUV derivado da S10) não teve vida longa na China. Por lá, o modelo está sendo descontinuado do catálogo da marca apenas três anos depois do lançamento. Era vendido nas versões RS e Redline, com produção concentrada na fábrica da GM em Dong Yue.
A Chevrolet não justificou a movimentação, mas tudo indica que a morte precoce do Trailblazer tem relação direta com a chegada do Seeker. Tanto é que o novato está sendo comercializado com preço inicial de 139.900 yuan - exatamente o mesmo valor de partida do primo. O Seeker também já aparece em anúncios institucionais ao lado de Tracker, Equinox e Blazer, onde antes figurava o Trailblazer.
O Trailblazer foi apresentado em 2019 durante o Salão de Xangai e colocado em oferta na China em setembro do mesmo ano. Apesar de sair de linha por lá, continua à venda em outros países como Estados Unidos, Canadá e Coreia do Sul (neste último caso com produção local). Só no mercado norte-americano, o SUV emplacou em 90.161 unidades em 2021.
É construído sobre a plataforma VSS-F, considerada mais sofisticada e refinada que a base GEM usada pelo Tracker. Em termos dimensionais, possui 4,40 metros de comprimento e 2,64 m de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Seeker conta com 4,53 metros de comprimento e 2,70 m de distância entre-eixos.
Sob o capô, o Trailblazer conta com motores 1.2 e 1.3 turbinados. O primeiro entrega 139 cv de potência e torque de 22,9 kgfm, enquanto o segundo rende 157 cv e 24,1 kgfm de força. Dependendo do caso, o câmbio pode ser do tipo CVT ou automático tradicional de 9 marchas. Nass versões com tração AWD, há três modos de condução: Normal, Snow e Sport.
E no Brasil, o Trailblazer seria bem-vindo para ficar acima do Tracker e rivalizar com Jeep Compass?
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Teste: Chevrolet Trailblazer 2025 quer recuperar compradores e tempo perdido
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Chevrolet Trailblazer 2025 tem versão LT para vendas diretas e customizações
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Chevrolet detalha o Trailblazer 2025 sem aumento de preço