page ad skin

Ram quer lançar rival de Maverick e Santa Cruz nos EUA; será a Toro?

CEO da marca revela planos de uma picape abaixo da 1500 e diz que pode ser um outro produto que já existe na Stellantis

Ram 1000 2022

O segmento de picapes médio-compactas tem crescido bastante nos Estados Unidos desde o lançamento da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz, ambas com um bom resultado de vendas. A Ram parece querer um pedaço deste segmento e está considerando lançar um modelo nesta categoria. Nada está confirmado no momento, mas o CEO da marca dá dicas fortes do que está por vir.

Mike Koval, chefe da Ram, conversou com o site Autoblog durante o Salão de Detroit (EUA) e compartilhou algumas informações bem interessantes. O executivo não entrou em detalhes, porém disse que a marca está "ativamente e agressivamente" considerando uma picape abaixo da Ram 1500. Seria uma média? Koval diz que estão bem interessados em modelos ainda menores.

Isto já abre a discussão. Para o mercado norte-americano, Maverick e Santa Cruz são picapes compactas, enquanto uma Fiat Strada seria considerada sub-compacta. O CEO da Ram diz que poderia usar a ampla linha de marcas da Stellantis para conseguir novos modelos. E, como sabemos bem no Brasil, já existe uma opção neste segmento: Fiat Toro, que inclusive chega ao México como a Ram 1000. Koval ainda cita que a Ram tem visto um crescimento em outros mercados como América do Sul e Austrália.

A Fiat Toro faria todo sentido para o mercado norte-americano. Para começar, é feita com a plataforma Small Wide 4x4, a mesma usada no Jeep Compass (este na versão LWB). E o SUV médio é produzido em Toluca (México), então ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado. Considerando que tanto a Santa Cruz quanto a Maverick tem fila de espera, a Stellantis teria que ter uma produção de alto volume, então o México conseguir atender à demanda.

E também há o ponto de que a Toro está pronta e tem o porte adequado para enfrentar as rivais da Ford e da Hyundai. A picape da Fiat tem 4,91 m de comprimento, enquanto a Santa Cruz mede 4,97 m e a Maverick tem 5,07 m. O que a Ram teria que fazer é rever a capacidade de reboque da picape, algo mais importante nos EUA do que a capacidade de carga da caçamba, pois é de apenas 400 kg - a Maverick, por exemplo, puxa até 1.800 kg.

A Ram até está olhando para o segmento das médias, há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com