A Ram divulgou os primeiros detalhes da Ram Classic 2023 ainda no final de agosto. A nova configuração se junta agora aos modelos 1500 Rebel, 2500 e 3500. Agora, a marca anunciou os preços da nova Ram Classic. Na versão Laramie, está saindo por a partir de R$ 349.990 e a opção Laramie Night Edition custa R$ 359.990.
Por aqui, a Ram espera posicionar a Classic 2023 como opção para os compradores de picapes médias em versões topo de linha. São rivais como Toyota Hilux, Chevrolet S10, VW Amarok e demais picapes médias. Para isso, a receita da Ram Classic é usar uma geração anterior quando comparada a 2500 e 3500, além de produção no México. Tudo isso deu-lhe um preço suficiente para brigar com as médias tradicionais. Seu porte maior e o motor V8 aspirado a gasolina são pontos que devem ser os diferenciais com maior apelo.
Em 2019, a Ram apresentou a quinta geração de suas picapes nos Estados Unidos. A quarta geração segue a venda como Classic, a porta de entrada da marca, com diversas opções de cabine, caçamba e motorizações. Para o Brasil, a 1500 Classic chega apenas com cabine dupla e o motor V8 Hemi, o conhecido 5.7 aspirado com 400 cv e 56,7 kgfm de torque, o mesmo da 1500 Rebel.
Com 5.816 mm de comprimento, a 1500 Classic é menor que suas irmãs, mas já 455 mm maior que a Chevrolet S10, a maior da médias nessa medida. Ela ainda pode ser dirigida por habilitados B, como a Rebel, mesmo que seja necessário um pouco de adaptação a esse tamanho nas ruas. Com 3.570 mm de entreeixos, 2.017 mm de largura e 1.970 mm de altura, traz um porte de fato grande.
Por dentro, chega ao Brasil com um pacote completo, com painel de instrumentos com tela de 7" para computador de bordo, sistema multimídia com tela de 8,4" com Apple CarPlay e Android Auto (com fios), bancos elétricos com aquecimento e ar-condicionado de duas zonas, além de outros itens, mas a coluna de direção não tem regulagem de profundidade e também não existem assistentes de condução ou faróis de LED.
A Classic chega com com um bom acabamento e até mesmo um ajuste elétricos dos pedais, mas o que mais chama a atenção é o amplo espaço interno, principalmente no banco traseiro, o que nos leva a creditar que seu forte será fazer longas viagens sem faltar conforto para qualquer ocupante, algo que as médias ainda ficam devendo apesar de seu tamanho. O banco traseiro pode ser recolhido e transformar a parte traseira da Ram Classic em um grande porta-malas de piso plano.
Como acontece em picapes norte-americanas, seu forte não é capacidade de carga. Na ampla caçamba de 1.424 litros, pode levar apenas 531 kg em uma ampla área com revestimento anti-riscos. Porém, consegue rebocar 3.354 kg sem dificuldade, inclusive com modo justamente para essa função. É algo bem comum nos Estados Unidos esse tipo de coisa.
A Ram Classic será vendida nas versões Laramie e Laramie Night Edition, que se diferencia pelo visual sem os cromados. O pacote de equipamentos será o mesmo, com o sistema multimídia com tela de 8,4", painel com a tela de 7", sistema de som assinado pela Alpine, ar-condicionado de duas zonas, bancos elétricos, câmera de ré, chave presencial com partida remota, lanternas em LEDs, 6 airbags e assistente para reboque e estabilização do trailer. Agora é saber se o comprador de uma picape média a diesel fará a escolha pela picape grande com motor a gasolina.
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