Fiat Toro terá derivado SUV, mas não um cupê como o Fastback
O que dá mais dinheiro que uma picape como a Toro? Um SUV médio para a Fiat
Dentro da sua proposta de mudar o posicionamento no mercado brasileiro, a Fiat tem muito a agradecer a picape Toro. Antes dela, a marca dificilmente emplacada um veículo em categorias superiores aos populares, o que mudou com a sua chegada em 2016. Veio Pulse e Fastback, mas a Fiat quer mais e a Toro, mais uma vez, será sua aliada.
Herlander Zola, VP da Fiat América do Sul, respondeu durante a coletiva de lançamento do Fastback que a Toro não terá um SUV-cupê, como o conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018, mas terá um derivado. E conversando com outro executivo, a frase foi a seguinte: "o que dá mais dinheiro que uma Toro? Qual segmento pode fazer isso?".
SUV da Toro nascerá, mas não um cupê como o Fastback, apresentado no Salão do Automóvel de 2018
Ou seja, a Fiat Toro terá o seu SUV. A dúvida que paira no ar é como este novo SUV se posicionará no mercado. Por um lado, se a Fiat decidir por um SUV médio, um irmão do Jeep Compass, poderá o posicionar mais barato que o Jeep, com simplificações e, acabamento, por exemplo, mas sem perder as qualidades da Toro e, mesmo assim, a alinhar com VW Taos e Toyota Corolla Cross, por exemplo.
Por outro lado, a Toro permite outra configuração. A Fiat poderia fazer um SUV médio de 7 lugares como uma opção dentro da Stellantis abaixo do Jeep Commander, por exemplo, e atender os clientes do Compass que precisam de mais espaço interno. Diferente do que já aconteceu no passado, a Fiat "perdeu o medo" de cruzar segmentos e preços com a Jeep, atendendo um cliente diferente com uma proposta diferente de design, por exemplo.
Quando isso deverá acontecer? A engenharia da Stellantis está trabalhando na nova picape Ram, usando a plataforma do Commander em monobloco, para se posicionar entre a própria Toro e modelos da Ram, com produção em Goiana (PE). Ou seja, com sorte veremos protótipos no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto