Os fãs de picapes no Brasil sempre pediram pela Ram 1500 com um motor diesel, visto que sempre foi a escolha para os picapeiros no segmento médio. Só que a caminhonete chegou somente gasolina e agora o sonho de ver a versão diesel por aqui parece ter chegado ao fim. A Ram confirma que o motor EcoDiesel será descontinuado em janeiro de 2023, após um comunicado dizendo aos clientes para fazerem os pedidos antes do fim.
O fim da Ram 1500 com o motor EcoDiesel acontece por dois motivos. Um é a baixa procura pela motorização nos EUA, seu principal mercado. O combustível perdeu a confiança do público após o escândalo do Dieselgate da Volkswagen. Outras picapes abandonaram este tipo de motorização, como a nova Ford F-150, que retirou de linha o 3.0 V6 diesel por conta das vendas ruins.
Além disso, há o plano de eletrificação da Stellantis para todas as suas marcas. Este é o motivo oficial para a retirada do EcoDiesel da linha. O comunicado tem uma explicação feita por Mike Koval Jr, CEO da Ram: “À medida que avançamos rapidamente em direção a um futuro eletrificado, queríamos celebrar este último marco do EcoDiesel oferecendo aos nossos leais entusiastas do diesel uma última oportunidade de encomendar a caminhonete que eles amam. A Ram 1500 EcoDiesel encantou os consumidores com a mais alta classificação de torque diesel de meia tonelada e capacidade de reboque, sendo o primeiro a exceder 1.609 km de alcance.”
Disponível em cinco versões com cabine dupla e tração 4x4, o 3.0 V6 EcoDiesel entrega 264 cv e 66,4 kgfm, combinado a um câmbio automático de 8 marchas. É o mesmo propulsor usado pelos Jeep Wrangler e Gladiator nos EUA – e que também não são oferecidos por aqui. Por enquanto, a Jeep não fala nada sobre o fim deste motor para os seus modelos.
Sem o diesel, a Ram começará a apostar ainda mais na eletrificação. A fabricante irá lançar a 1500 EV em 2024, sua primeira picape totalmente elétrica, mas ainda promete “uma linha completa de soluções eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025 e em todos os segmentos até 2030.” Hoje, a única opção é um sistema híbrido-leve de 48V disponível para o 3.6 V6 Pentastar de 309 cv. Esta motorização foi prometida para o Brasil em 2020, antes da picape chegar, porém ainda não chegou ao país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora