Os fãs de picapes no Brasil sempre pediram pela Ram 1500 com um motor diesel, visto que sempre foi a escolha para os picapeiros no segmento médio. Só que a caminhonete chegou somente gasolina e agora o sonho de ver a versão diesel por aqui parece ter chegado ao fim. A Ram confirma que o motor EcoDiesel será descontinuado em janeiro de 2023, após um comunicado dizendo aos clientes para fazerem os pedidos antes do fim.
O fim da Ram 1500 com o motor EcoDiesel acontece por dois motivos. Um é a baixa procura pela motorização nos EUA, seu principal mercado. O combustível perdeu a confiança do público após o escândalo do Dieselgate da Volkswagen. Outras picapes abandonaram este tipo de motorização, como a nova Ford F-150, que retirou de linha o 3.0 V6 diesel por conta das vendas ruins.
Além disso, há o plano de eletrificação da Stellantis para todas as suas marcas. Este é o motivo oficial para a retirada do EcoDiesel da linha. O comunicado tem uma explicação feita por Mike Koval Jr, CEO da Ram: “À medida que avançamos rapidamente em direção a um futuro eletrificado, queríamos celebrar este último marco do EcoDiesel oferecendo aos nossos leais entusiastas do diesel uma última oportunidade de encomendar a caminhonete que eles amam. A Ram 1500 EcoDiesel encantou os consumidores com a mais alta classificação de torque diesel de meia tonelada e capacidade de reboque, sendo o primeiro a exceder 1.609 km de alcance.”
Disponível em cinco versões com cabine dupla e tração 4x4, o 3.0 V6 EcoDiesel entrega 264 cv e 66,4 kgfm, combinado a um câmbio automático de 8 marchas. É o mesmo propulsor usado pelos Jeep Wrangler e Gladiator nos EUA – e que também não são oferecidos por aqui. Por enquanto, a Jeep não fala nada sobre o fim deste motor para os seus modelos.
Sem o diesel, a Ram começará a apostar ainda mais na eletrificação. A fabricante irá lançar a 1500 EV em 2024, sua primeira picape totalmente elétrica, mas ainda promete “uma linha completa de soluções eletrificadas na maioria de seus segmentos até 2025 e em todos os segmentos até 2030.” Hoje, a única opção é um sistema híbrido-leve de 48V disponível para o 3.6 V6 Pentastar de 309 cv. Esta motorização foi prometida para o Brasil em 2020, antes da picape chegar, porém ainda não chegou ao país.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora