Levou cerca de 75 anos, mas a Ferrari finalmente apresenta seu primeiro carro de quatro portas. O Purosangue é o esperado utilitário da marca, embora ela tente fugir do termo "SUV" e traz um pouco de cada carro atual da empresa, do estiloso Roma e do Moderno 296, aos ferozes SF90 e 812. Dependando da perspectiva, pode ser algo que demorou muito para acontecer, ou que fará Enzo sair de seu caixão e invadir a diretoria da Ferrari.
Olhe bem para o Purosangue e você entenderá porque causará muita polêmica. Durante a apresentação em Maranello, a fabricante confiscou os celulares antes de mostrar o veículo. A primeira coisa dita foi que este não é um utilitário esportivo. "Não estamos o chamando de SUV", insiste Benedetto Vigna, CEO da Ferrari. "Nós nem falamos sobre SUVs". Certo.
A configuração do Purosangue realmente faz com que a Ferrari possa argumentar que é mais um esportivo grande de quatro portas do que um utilitário para andar na terra. Para começar, só pode ser comprado com bancos concha para a segunda fileira, ao invés de assentos normais. E nada de terceira fileira. Além disso, alguns sacrifícios foram feitos em nome da esportividade, mostrando que os italianos não estavam interessados em atender o público que esperava um SUV de fato.
Antes de mais nada, o modesto porta-malas de 473 litros nem é notado na silhueta em forma de cupê, favorecendo a aerodinâmica no lugar da praticidade. Apesar da Ferrari nunca falar sobre o coeficiente de arrasto de seus carros Gran Turismo, tanto Flavio Manzoni (chefe de design da marca) quanto Gianmaria Fulgenzi (chefe de desenvolvimento) descrevem uma "dança delicada" entre os dois departamentos.
A Ferrari fez de tudo para que que o Purosangue tivesse um layout balanceado. Assim, o enorme motor V12 foi posicionado colado na parede corta-fogo do cofre, enquanto a transmissão automatizada de dupla embreagem de 8 marchas está no eixo traseiro, o que ajuda a ter uma distribuição de peso de 49/51. O teto de fibra de carbono de série garante que o centro de gravidade fique o mais baixo possível. Curiosamente, a Ferrari adotou um esquema de porta traseira do tipo suicida, abrindo no sentindo contrário e com fechamento elétrico.
As portas traseiras abrem em 79º, o que é importante para ajudar na hora de entrar e sair do veículo, ainda mais porque os bancos traseiros esportivos não são dos mais espaçosos. Para uma pessoa de 1,80 m de altura, com o banco dianteiro ajustado da mesma forma, o assento da segunda fileira não deixa muito espaço para os joelhos. Não é desconfortável, mas também não é tão espaçoso quanto um SUV de luxo de outra marca.
A Ferrari afirma que o Purosangue está em uma categoria própria. Enquanto todos entendemos a ideia da marca buscar uma individualidade, vamos comprar seu entre-eixos de 3,01 m de comprimento com seus competidores: O mais próximo disso é o Lamborghini Urus Performante (3,00 m) e o Bentley Bentayga Speed (2,99 m). É 5 centímetros mais curto do que o Aston Martin DBX707 (3,06 m), por outro lado é bem mais comprido do que o Porsche Cayenne GT (2,89 m). A empresa diz que o carro pesa 2.033 kg, menos do que todos os seus rivais.
As fotos também não fazem justiça sobre o seu tamanho. São 4,97 metros de comprimento, 2,02 m de largura e 1,58 m de altura. Pessoalmente, é fácil ver que tem uma altura em relação ao solo maior do que qualquer outro modelo da Ferrari. No entanto, a empresa não revelou qual é a medida - talvez para evitar que chamem o veículo de SUV.
Como o porta-malas pequeno e o espaço traseiro sugerem, nem tudo foi deixado de lado em nome da praticidade. O Purosangue nem chega perto de ter uma motorização mais ecológica - ao menos, não por enquanto. Ao invés disso, usa um motor 6.5 V12 aspirado que tem a maior potência de qualquer carro GT da Ferrari em sua história: 725 cv e 73 kgfm de torque. Este propulsor entrega 80% de seu torque a apenas 2.100 rpm e a potência máxima chega em 7.750 rpm, mas o motor pode alcançar os 8.250 rpm.
Ajudando a lidar com o motor está a transmissão de dupla embreagem, trabalhando com 8 marchas. O motor de cárter seco tem um sistema de admissão, distribuição e escape redesenhados e com uma nova geometria, feitos para melhorar a entrega em baixa rotação. O Purosangue atinge os 100 km/h em 3,3 segundos e tem uma velocidade máxima acima de 310 km/h. Assim como o GTC4Lusso, o novo modelo tem tração integral e as rodas dianteiras deixam de ter tração acima quando o carro estiver acima da quarta marcha ou em uma velocidade por volta de 200 km/h.
Enquanto o motor pode ser ao estilo antigo, a suspensão abraça todo tipo de tecnologia moderna para maximizar o conforto e a agilidade do carro. Trabalhando com uma empresa canadense chamada Multimatic, a Ferrari desenvolveu um sistema de suspensão ativa que utiliza quatro atuadores de 48 volts para controlar os movimentos do amortecedor. Como não tem barras estabilizadoras, os atuadores podem trabalhar para gerenciar o balanço da carroceria com ajustes rápidos, até mesmo no movimento das rodas e na altura do veículo, que pode ficar até 10 milímetros mais próximo do solo nas curvas.
Falar das especificações e dimensões pode ser divertido mas, às vezes, a soma de todos estes pontos é o que realmente mostra o que é o Ferrari Purosangue. É um crossover esportivo? Um SUV? Um sedã anabolizado? Considerando o seu foco em entregar uma experiência de dirigir para os quatro passageiros, parece que a Ferrari escolheu sacrificar um pouco da praticidade em nome da performance. Não tem nem mesmo uma altura em relação ao solo diferente de seus outros carros de rua.
Por bem ou por mal, muitos dos clientes irão julgar este carro de quatro portas mais por seu estilo do que por qualquer outro fator - algo compreensível, já que seu preço inicial de 390 mil euros (aproximadamente R$ 2.017.487 em conversão direta) atrai compradores que já tem muitos outros veículos em suas garagens. Mas posso dizer isso: apesar desta cor prata titânio não ser a sua melhor, o Purosangue é bem mais elegante pessoalmente com uma sensação de robustez, principalmente na parte traseira.
Com o Purosangue, a Ferrari deu um passo à frente muito esperado. É um veículo que parece bem balanceado, refinado e intrigante, muito mais do que os flagras sugeriam. Esperamos que nosso próximo encontro seja para experimentar tudo o que seu motor V12 entrega. Até lá, o último lançamento da Ferrari parece ter entrado no segmento de uma forma nebulsa e com uma quantidade enorme de engenharia voltada para o desempenho. Se você vai chamar isto de SUV ou de sedã de salto alto, o fato de que parece ter sido feito pensando no motorista se encaixa bem com a filosofia da fabricante.
Fonte: Ferrari
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Avaliação: Purosangue é uma legítima Ferrari mesmo vestida de SUV