Não é realmente segredo para ninguém que a Volvo está trabalhando na próxima geração do XC90 e em sua versão totalmente elétrica. Ouvimos diferentes rumores sobre seu nome e especificações, mas parece que tudo será revelado no final deste ano. Assim, o SUV se tornará o novo modelo emblemático da marca e ocupará um lugar importante na estratégia de eletrificação da empresa.
O CEO da Volvo, Jim Rowan, confirmou recentemente à Autocar que o sucessor elétrico do XC90 fará sua estreia completa durante o último trimestre deste ano. O novo utilitário chegará como um veículo elétrico dedicado e será baseado em uma nova plataforma feita sob medida que não é compartilhada com nenhum outro produto dentro da linha de modelos da Volvo.
"É um momento muito emocionante para nós porque nos leva a outra esfera - é mais um bloco de construção rumo ao futuro", disse Rowan à publicação. "Esse modelo em si é um veículo extremamente importante para nós". Um porta-voz da Volvo também acrescentou que "definido por software", o SUV elétrico é "uma demonstração de nosso futuro e marca o início de uma nova era para a segurança, e para a empresa".
Projeções baseadas em patentes vazadas do início deste ano previram o design do novo SUV com emissões zero e parece que a Volvo vai apostar em um utilitário com estilo quadrado arrojado e de aparência futurista. A forma geral e as proporções não serão um desvio drástico do atual XC90, mas as maçanetas das portas e a nova interpretação das tradicionais lanternas da empresa farão uma enorme diferença.
Ainda há algum mistério em torno do nome do novo SUV elétrico da marca sueca. A Volvo apresentou um pedido de marca registrada para o nome Embla no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia no final do ano passado, mas também houve rumores de que o modelo poderia receber o batismo de EXC90. Seja qual for o caso, saberemos tudo antes do final deste ano.
Até onde sabemos, o novo SUV elétrico será apenas um carro-chefe temporário para a marca, já que a Volvo também está desenvolvendo um XC100 (nome não confirmado) com um porte ainda maior. Ele será fortemente inspirado pelo conceito 2021 Recharge e terá um trem de força puramente elétrico.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
Mini confirma opção mais barata de seu SUV para o Brasil em 2025
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último