Aos poucos, a Nissan está levando a tecnologia e-Power para mais carros de sua linha. Desde que estreou no Japão, sob o capô do hatch Note, o sistema híbrido passou a equipar o Kicks, X-Trail, Sentra e Qashqai. E parece que um dos próximos passos será a Nissan Frontier, em sua próxima geração que será lançada em 2025 junto com a nova Mitsubishi L200 Triton, compartilhando plataforma.
A informação é do site australiano Drive, afirmando que o sistema híbrido e-Power estaria a caminho para a nova Nissan Frontier e também para o SUV Patrol, embora executivos da marca desconversem sobre o assunto. O site conversou com Adam Robertson, engenheiro-chefe do programa e-Power, que comentou um pouco sobre como a tecnologia é maleável o suficiente para ser usada por diversos modelos.
“No fim, a tecnologia [e-Power] é escalável. O e-Power como conceito é escalável. Mas, obviamente não iremos comentar sobre qualquer plano futuro para qualquer modelo”, disse Robertson, ao ser questionado sobre a possibilidade de equipar um carro maior como a Frontier ou o Patrol com o sistema híbrido, visto que está sendo usado por modelos menores com a plataforma CMF-B e CMF-C/D.
Ainda assim, Robertson abriu um pouco o jogo sobre como seria possível colocar a tecnologia em um carro maior. Será necessário um pouco mais de desenvolvimento, pois o e-Power foi feito exatamente para a aplicação em veículos menores. “Todos os componentes do Qashqai e do X-Trail, do motor de taxa de compressão variável, o tamanho das baterias, tamanho do motor elétrico e etc, foram desenvolvidos para esta aplicação, com esta motorização. Você pode colocar em uma plataforma menor, mas cada componente foi desenvolvido para o Qashqai e o X-Trail”, explica o engenheiro.
Um ponto a ser decidido é se o e-Power terá uma variante usando um motor diesel como gerador. Ilya Deminov, executivo de planejamento de produto da Nissan Europa, disse que a fabricante está removendo os motores diesel de seu portfólio na região e que não há planos para um motor diesel híbrido. Por outro lado, Robertson aponta que outros mercados da Ásia, Oriente Médio e Oceania tem expectativas diferentes para motores, ainda usando muito diesel. Assim, é algo que o time de planejamento de produto ainda tem que discutir e entender se vale investir na tecnologia somente para estes mercados específicos.
Mesmo evitando bater o martelo sobre uma Nissan Frontier e-Power, Deminov deixa claro que o sistema híbrido foi escolhido como a principal tecnologia e motorização da Nissan para atender à eletrificação neste período de transição para os carros totalmente elétricos. Robertson concorda e diz que esta tecnologia “oferece alguns benefícios muito fortes.”
Um exemplo é o sistema de tração integral batizado como e-4ORCE, usando dois motores elétricos para moverem as quatro rodas. A Nissan destaca como esta configuração reage “10.000 vezes mais rapidamente” do que uma tração integral comum, por conta do torque instantâneo dos motores elétricos. Seria uma boa aplicação nas picapes, que tem uma demanda maior por tração 4x4 do que os SUVs.
Ainda teremos que esperar bastante para conhecer a nova Nissan Frontier, pois está prevista somente para 2025. Está sendo desenvolvida pela Mitsubishi, adotando a mesma plataforma que será usada pela próxima L200 Triton. Até o momento, tudo indica que ambas as picapes contarão com uma versão híbrida plug-in, algo que os executivos da Mitsubishi deram a entender em entrevistas anteriores.
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