A Fiat quer deixar de ser uma marca de carros populares. Diversos lançamentos, como a picape Toro e o Pulse, mostram isso. E o Fastback entra nessa lista em três versões e sempre com motorizações turbo, seja o 1.0 T200 ou o 1.3 T270, e uma lista de equipamentos bem completa. Design e acabamento colaboram nesse pacote para dar um passo acima dentro da marca italiana.
Como esperado, o Fiat Fastback 2023 é um SUV-cupê derivado do Pulse, com elementos semelhantes e algumas melhorias, como no interior e diferenciais no design. Não terá as versões com o motor 1.3 aspirado e apostará na Limited Edition by Abarth com o 1.3 turbo para realmente se diferenciar no segmento e atender um consumidor que busca um pouco mais de esportividade.
O Fiat Fastback é o segundo produto na plataforma MLA, modular desenvolvida no Brasil e que estreou no Pulse. É uma solução desenvolvida no Brasil e será a base de modelos compactos da Fiat por um bom tempo. São 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura - 328 mm a mais que o Pulse no comprimento e pouca variação nas demais medidas. Veja na tabela abaixo a comparação com os principais SUVs compactos.
Fiat Fastback | Hyundai Creta | Chevrolet Tracker | Jeep Renegade | Honda HR-V | VW T-Cross | |
COMPRIMENTO | 4.427 mm | 4.300 mm | 4.270 mm | 4.268 mm | 4.330 mm | 4.199 mm |
LARGURA | 1.774 mm | 1.790 mm | 1.791 mm | 1.805 mm | 1.790 mm | 1.760 mm |
ALTURA | 1.545 mm | 1.635 mm | 1.624 mm | 1.696 mm | 1.590 mm | 1.570 mm |
E.EIXOS | 2.533 mm | 2.610 mm | 2.570 mm | 2.570 mm | 2.610 mm | 2.651 mm |
PORTA-MALAS | 516 litros | 422 litros | 393 litros | 320 litros | 354 litros | 373 litros |
Seu principal diferencial é justamente pelo visual. O caimento cupê do teto leva uma tampa do porta-malas grande e um balanço traseiro maior, o que aumentou bastante seu comprimento final. Com isso, a Fiat conseguiu um porta-malas de 516 litros (VDA), o que o destaca entre os SUVs compactos. Pelo caimento, a engenharia precisou mudar posicionamento de assento e encosto do banco traseiro para dar mais conforto e ampliar o espaço para a cabeça.
Na dianteira, os faróis já elevam uma fase aos do Pulse, ao integrar a seta na luz diurna em LEDs, enquanto o SUV menor usa uma lâmpada halógena para isso. O parachoque remete ao do futuro Pulse Abarth, com grade em colmeia e os faróis de neblina bem embaixo, também em LEDs. As rodas variam de 17" a 18", dependendo da versão.
Na traseira, lanternas em LEDs finas são o destaque. Não há limpador traseiro, dando um ar mais limpo, e detalhes em cromo escuro emolduram um extrator de ar, reforçando o apelo mais esportivo do Fastback. Lembra um modelo alemão? Sim, inegável, ainda mais se olhar o aplique acima da tampa, perto do teto.
Por dentro, as equipes de design e de materiais fizeram diversas mudanças para colocar o Fastback acima do Pulse. Apesar de dividir componentes, o Fastback tem o console central elevado, com freio de estacionamento elétrico com sistema autohold, e porta-copos que pode ser removido. O console de botões de comandos é mais inclinado e, abaixo dele, o carregador de indução disponível em algumas versões. Acabamento dos bancos e portas melhoram, mas ainda dentro da média do segmento.
Em motorização, o Fiat Fastback será vendido com o T200, 1.0 turbo de 3 cilindros, e o T270, o 1.3 turbo, esse com a assinatura By Abarth. No motor 1.0 turbo, são 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. A versão topo é a única com o 1.3 turbo, de 180/185 cv e 27,5 kgfm, este com o câmbio automático de 6 marchas. Todos tem apenas tração dianteira. O Fastback tem até 192 mm de altura do solo, sendo 218 mm de vão livre entre os eixos. Ângulo de ataque é de 20,4º e o de saída, 24,3º.
Fiat Fastback Audace T200 (R$ 129.990): Faróis e lanternas fullLEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17", sistema multimídia com tela de 8,4" e espelhamento sem fios, painel de instrumentos com tela de 3,5", piloto automático, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, freio de estacionamento automático com autohold, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, farol-alto automático, partida remota, chave presencial, coluna de direção com regulagem de altura, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, aletas para trocas de marchas, 4 airbags e controles de tração e estabilidade com TC+;
Fiat Fastback Impetus T200 (R$ 139.990): Audace + central multimídia de 10,1", painel de instrumentos de 7", teto em preto, rodas de 18", volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro;
Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 (R$ 149.990): Impetus + motor 1.3 turbo, detalhes escurecidos na carroceria.
Nosso primeiro contato com o Fiat Fastback foi com a versão com o motor 1.3 turbo. Apesar de chamada de Limited Edition, será uma versão sem limitação de produção ou data. O nome Abarth se refere ao motor 1.3 turbo, mas não há a calibração da divisão esportiva em suspensão e direção, por exemplo, reservado a uma verdadeira versão Abarth no futuro.
O Fastback chama a atenção em como acelera nesta versão. O câmbio trabalha de forma suave, mas o 1.3 turbo parece sobrar dentro do porte do SUV. Há barulho de vento em velocidades elevadas, mas o isolamento acústico é bom e isola os demais ruídos na parte externa do carro. O espaço interno é bom, apesar do banco traseiro não ser um destaque, apenas dentro do segmento, diferente do porta-malas.
A engenharia da Stellantis se dedicou ao conforto do Fastback. O SUV, mesmo com as rodas de 18", só sente em situações mais críticas, como estradas de terra, e por causa dos pneus de perfil baixo. Pela suspensão em si, segura o que precisa fora da carroceria do Fastback e devolve com boa estabilidade, mesmo quando provocado, o que chamou muita atenção durante um trecho de serra mais rápido. Em breve, teremos um teste completo e o primeiro contato com as versões 1.0 turbo.
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