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Divisão de luxo da Chery, Exeed quer estrear no Brasil em 2023

Fabricante virá por conta própria e promete mexer com o segmento premium

Exeed VX Lanyue

Os carros chineses evoluíram muito desde que chegaram ao Brasil, algo que a Caoa Chery já provou. Algumas marcas começam a mostrar como são os modelos mais refinados, como a BYD, e agora a Exeed quer elevar ainda mais o nível. A divisão de luxo da Chery prepara-se para vir ao Brasil por conta própria, dizendo que o país é muto importante para os planos da empresa e que existe a chance de começar a vender carros ainda em 2023.

A Exeed nasceu com a proposta de ser global. A Chery contratou executivos de diversas marcas como BMW, Ford e Jaguar Land Rover para desenvolver e desenhar os carros, sempre com a ideia de atingir o segmento de luxo. Tanto é que a Exeed é tratada pela Chery da mesma forma que a Audi dentro do Grupo Volkswagen, sendo uma empresa com operação independente, que pode tomar suas próprias decisões sobre quando e como irá entrar em um novo mercado.

Este é o caso para o Brasil. Em 2018, o Grupo Caoa, que havia acabado de tornar-se o controlador da Chery no país, havia anunciado que traria a Exeed ao nosso mercado. Inclusive vimos alguns protótipos pelas ruas, até mesmo sem camuflagem e algumas unidades já com placas definitivas na sede da Caoa. O que mudou neste meio tempo é que a Exeed decidiu que, devido à importância do Brasil, era melhor vir por conta própria do que deixar nas mãos de um parceiro.

Ainda assim, isso não significa que o Grupo Caoa ficará de fora. “A Chery e a Caoa tem um bom relacionamento há anos e é um importante parceiro no Brasil”, diz Lilian Xiong, vice-presidente da Exeed Internacional. Questionada por Motor1.com sobre o assunto, Xiong comentou que a Caoa é um dos parceiros que estão sendo considerados para a operação da Exeed no Brasil.

Exeed Brasil

Em todos os momentos, Xiong deixou claro que a Exeed ainda está estudando o mercado brasileiro, criando um plano de desenvolvimento para a marca e que, neste momento, está fazendo pesquisas de mercado para entender as necessidades dos brasileiros e as políticas de mercado. Tanto é que evitou falar sobre concessionárias, modelos que chegarão primeiro e até mesmo uma previsão de quando iniciará a operação local. Porém, acabou revelando que existe a chance da Exeed chegar ainda em 2023, dizendo que é otimista e que já tem parceiros locais para facilitar o processo.

Atualmente, a linha da marca de luxo chinesa conta três modelos: VX, TXL e LX, preparando-se para lançar um quarto chamado RX. Tanto o LX quanto o VX já foram vistos em testes pelo Brasil diversas vezes, com camuflagem ou sem. Todos tem motores a combustão e somente o LX conta com uma variante híbrida plug-in, embora a marca prometa que o RX será lançado já com uma opção PHEV e que apresentará dois modelos elétricos em 2023.

Linha da Exeed

A Exeed pode até não falar quais são os carros que chegarão primeiro ao Brasil, mas suas redes sociais já dão dicas, por sempre publicarem fotos do VX e TXL, com um destaque especial para este último. O TXL é um SUV de 4,77 metros de comprimento e espaço para 7 pessoas. É vendido com o motor 1.6 turbo de 197 cv ou um 2.0 turbo de 261 cv, ambos com uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, e ainda tem a opção de tração integral. Apesar do porte próximo do Tiggo 8 (que tem 4,70 m), é um outro carro por usar uma nova plataforma chamada M3X.

Exeed VX

O segundo modelo seria o VX, que atualmente é o topo da linha da Exeed. Com 4,97 metros de comprimento, também é um SUV de 7 lugares e praticamente funciona como uma opção mais refinada ao TXL, usando os mesmos motores 1.6 turbo de 197 cv e 2.0 turbo de 261 cv.

Exeed LX ET-i

Um terceiro modelo foi divulgado pela Exeed em suas redes sociais, o LX. Porém, o caso do SUV médio é interessante pois tratava-se da versão ET-i, a única com uma motorização híbrida plug-in. É equipada com um 1.5 turbo de 156 cv e uma unidade elétrica de 170 cv, prometendo rodar por 105 km apenas com a carga das baterias de 19,2 kWh e com um consumo combinado de 20,8 km/litro.

Será um trabalho difícil para a Exeed. A Chery não teve um bom resultado quando veio por conta própria, motivo pelo qual vendeu o controle da operação ao Grupo Caoa. Embora tenha produtos melhores do que a Chery naquela época, terá que montar uma boa estratégia para criar a rede de concessionários e aproveitar bem a imagem positiva que a Caoa Chery conseguiu desde 2018. Apesar do otimismo da marca sobre desembarcar ainda em 2024, não seria uma surpresa vê-la no país somente em 2024.

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