O Renault Megane está de volta ao Brasil! A fabricante apresentou a nova geração do carro, agora como um SUV elétrico ao invés de um hatch, posicionando-se como o modelo eletrificado mais caro da empresa na linha nacional. Seu lançamento havia sido adiantado por Motor1.com e no 3º trimestre de 2023, na versão com 220 cv e até 454 km de autonomia.
A Renault está fazendo um evento especial para apresentar sua tecnologia elétrica. A feira, chamada E-Tech 100% electric days, acontece na Oca do Ibirapuera em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de setembro, sendo aberta ao público no último dia. O Megane E-Tech é um dos destaques, em sua primeira aparição no Brasil, agora confirmado para chegar ao país. Estará ao lado do recém-lançado Kwid E-Tech, do futuro Kangoo E-Tech e o Zoe.
O Megane é o primeiro carro a usar a plataforma CMF-EV, feita especialmente para elétricos. A fabricante aposta no modelo como o seu ponto de virada na Europa, sendo um veículo bem mais moderno que o Zoe. Deixou de ser um hatch médio para virar um SUV, mas mantendo as dimensões mais compactas. Tem 4,21 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,50 m de altura e um entre-eixos de 2,70 m. Como comparação, o Captur, atualmente o maior carro vendido pela Renault no Brasil, tem 4,32 m de comprimento e um entre-eixos de 2,67 m.
Na Europa, é oferecido em duas variantes, com baterias de 40 kWh ou 60 kWh. Porém, a Renault disse que venderá o carro com o motor de 220 cv, que equipa somente a versão com as baterias de 60 kWh. Assim, sabemos que terá uma autonomia entre 428 km e 454 km, segundo o ciclo de testes WLTP usado no Velho Continente.
Na França, a versão topo de linha Iconic parte de 44.990 euros (R$ 230.888) na variante que aguenta somente 7 kW de recarga usando um wallbox. O Megane nesta configuração recupera 50 km de autonomia em uma hora ou faz uma carga completa em 10 horas, usando um carregador residencial. Há uma versão com capacidade para 22 kW, que custa 47.400 euros (R$ 243.256), melhorando a recarga. Precisa de 60 minutos para conseguir 150 km de autonomia. Em ambos os casos, o SUV aguenta recarregadores rápidos de 130 kW, recuperando 100 km em 8 minutos e 300 km em 30 minutos.
Como esperamos de um carro elétrico, tem um bom desempenho. São 220 cv e 30,6 kgfm de torque, entregues de forma instantânea. A Renault diz que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, um número de respeito. Porém, a velocidade máxima é limitada a 160 km/h, para manter a carga da bateria.
Chegará caro de qualquer maneira, então a Renault deve importar a versão Iconic topo de linha. Será bem equipado, com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, faróis de LED, carregador wireless para smartphones, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e central) e mais.
É difícil falar de preços para o Renault Megane E-Tech neste momento, pois o lançamento será daqui a há um ano. Podemos ter uma ideia do posicionamento, pois o Zoe, um hatch compacto, custa R$ 239.900. Assim, se fosse lançado hoje, o novo Megane passaria facilmente dos R$ 300 mil e não seria uma surpresa vê-lo por R$ 350 mil. Porém, o preço final irá depender de muitas coisas que podem mudar em um ano, como a cotação do real e a disponibilidade de componentes.
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