A nova Chevrolet Montana está quase pronta, e antes do seu lançamento oficial, tivemos nosso primeiro contato com a picape. Motor1.com foi até o Campo de Provas da GM, no interior de São Paulo, para ver de perto e trazer as impressões iniciais da novidade mostrada camuflada e estática. O que achamos? Sensação de mais um sucesso chegando. Quando chega? Com exclusividade, Motor1.com apurou que o lançamento será em janeiro.
Nada modesta, a Chevrolet diz que sua missão é redefinir o segmento de picapes compactas. Não é segredo para ninguém que a marca mira a líder Fiat Toro e também a Renault Oroch, usando as duas como parâmetros. Embora o foco seja semelhante, a estratégia da marca será ligeiramente diferente justamente por ter em seu portfólio um SUV, Tracker, e uma picape mais robusta, a S10.
Com a Nova Montana, a Chevrolet deixa claro que irá atender um público essencialmente urbano. Todo o desenvolvimento foi focado no objetivo de oferecer uma picape com todo o conforto e dirigibilidade de um carro de passeio. Basicamente, será um SUV com caçamba.
Ainda não vimos a Montana sem camuflagem, mas a GM mostrou o primeiro esboço. Nele dá para ver que seu estilo seguirá os mais recentes lançamentos da Chevrolet pelo mundo, mas que por coincidência, esbarra no design da Fiat Toro. Estamos falando do visual frontal, no qual terá o conjunto óptico dividido em dois níveis, com um filete de LED com dois dentes na parte superior e um farol maior na parte inferior. Mesma receita da marca italiana.
No entanto, essa linha de design já está presente dentro da Chevrolet com o SUV Blazer e o mais recente Seeker, lançado na China. Ao passar as mãos sobre a camuflagem deu para notar que o visual será muito próximo ao do modelo chinês, com uma leve mudança. Tentamos tirar dos executivos presentes e a resposta foi de que "o caminho é exatamente este".
O desenho geral da nova Montana também parece bem acertado. As linhas são bem harmoniosas, com destaque para o que seria a coluna C, com desenho inclinado. Além da questão estética, também tem função aerodinâmica para reduzir a turbulência gerada na caçamba quando se dirige em velocidades mais elevadas.
Por falar em caçamba, a GM promete um "excelente volume", mas não deu nenhuma pista sobre a capacidade. Durante uma apresentação do desenvolvimento, a marca destacou que a "caçamba alta traz melhor capacidade de carga e aerodinâmica". Estava com a capota marítima cobrindo toda a extensão, mas aparentemente terá uma boa profundidade para cumprir essa promessa da marca. A traseira, no geral, não é tão alta como a Toro. As lanternas traseiras estava muito encobertas e a única coisa que deu para perceber é que invadirão bem a tampa da caçamba.
Duas coisas chamaram muito a atenção neste primeiro contato. Os tamanhos do entre-eixos (que também não foi revelado) e da cabine. Visualmente fica claro que a Chevrolet focou em criar uma cabine ampla para acomodar bem, principalmente, os ocupantes dos bancos traseiros. O desenho da coluna C, inclinado, esconde um pouco toda essa extensão.
De acordo com a Chevrolet, a nova Montana terá os "melhores arrasto e coeficiente aerodinâmico que qualquer outra picape". O time de engenharia também destacou que terá "resistência estrutural de picape e conforto de carro de passeio". A nossa impressão é de que realmente acomodará bem os passageiros do banco de trás.
Como utiliza a plataforma GEM, seu cofre de motor foi projetado para acomodar os motores 3 cilindros, mais compactos, e assim deixar mais espaço para a cabine. Por falar nisso, o motor deve ser somente o 1.2 Turbo 3 cilindros que já equipa o Tracker.
Como falamos acima, a estratégia da Chevrolet com a nova Montana será bem clara: oferecer uma picape com conforto de SUV para rodar na cidade. Com a adoção da plataforma GEM, nenhum motor turbodiesel será considerado. E a tração 4x4? Tudo que indica que também não.
A explicação é bem simples. Enquanto a Fiat Toro precisa atender os dois públicos, os que usam na cidade com a opção turboflex e quem precisa de uma picape mais parruda 4x4 com motor turbodiesel, a Chevrolet pode direcionar essa demanda para a S10. Quem quiser SUV, fica com o Tracker, uma picape urbana migra para a nova Montana e uma picape mais robusta sobe para a S10. Na Fiat, o topo é a Toro (ao menos por enquanto).
A nova Montana terá 6 airbags de série em todas as versões. Foi desenvolvida com alto nível de segurança, com toda a deformação na área frontal. Todo o projeto da nova Montana foi em grande perto feito virtualmente. Isso permitiu agilizar o tempo total com números importantes como as simulações virtuais de 15.000 testes de impacto e 3.000 horas em túnel de vento. Um ponto interessante que observamos nos laboratórios foi a correlação de 99,9% entre os testes virtuais e reais.
Rodrigo Fioco, Diretor de Marketing de Produto da GM, afirmou que a nova Montana será referência em dinâmica, conforto e terá silêncio de carro de passeio. Também destacou que a novidade terá as mais avançadas tecnologias avançadas de segurança e conectividade.
De acordo com o executivo, o segmento de picapes médio-compactas será de cerca de 100.000 unidades por ano e que a nova Montana será responsável por esse avanço.
Durante o workshop de engenharia da nova Montana, os executivos apenas confirmavam que o lançamento será em 2023, deixando escapar e um breve momento que será no comecinho do ano. Tudo isso bate com o que Motor1.com apurou com exclusividade: o lançamento da Nova Montana será em janeiro.
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