A nova linha nacional da Citroën está só começando, com a chegada do C3. O hatchback estreia o projeto C-Cubed, com modelos produzidos para mercados emergentes como Brasil e Índia. Até então, a fabricante francesa evitava falar sobre quais serão os próximos carros, porém o segredo acaobu. Laurent Barria, diretor global de marketing e comunicação da Citroën, reiterou que a marca lançará um SUV em 2023 e que o terceiro modelo será um sedã, prometido para 2024.
Barria conversou com o Motor1.com Argentina, revelando alguns detalhes sobre o projeto C-Cubed. O executivo falou um pouco sobre a chegada do C3 como o início da estratégia e que, em 2023, será a vez de um SUV com a mesma plataforma. Ao ser questionado se haveria um sedã, que já aparecia em rumores, Barria disse que “sim, em 2024, se tudo correr bem.” Todos os carros serão produzidos em Porto Real (RJ), ao lado do C4 Cactus.
Esta é a primeira vez que alguém da Citroën confirma os planos de ter um sedã compacto. Os primeiros rumores surgiram em 2017 e chamavam a família de veículos como “Smart Car”, com um hatch, um sedã e um SUV. Na época, o jornal indiano Economic Times afirmava que eram modelos para um segmento mais premium, ao invés do posicionamento atual de ser um carro acessível. Mas já cravava que o sedã seria um rival do Honda City e que iria “entrar agressivamente no mercado”.
A confirmação ajuda a acabar com algumas especulações mais atuais que circulam pela Índia, de que o terceiro modelo poderia ser uma minivan, segmento que ainda tem força no mercado asiático. Embora alguns veículos como Renault Triber e Maruti Suzuki Ertiga tenham um bom desempenho no país, os sedãs compactos ainda são mais procurados e uma opção da Citroën ajudará a fabricante a ter mais volume, algo importante para uma empresa que estreou recentemente na Índia.
Será consutrído com a plataforma CMP, usada também pelo C3 nacional e pelo Peugeot 208 produzido na Argentina. Assim como o hatchback e o futuro SUV, será um carro para ter volume e ajudar a Citroën a crescer no Brasil, posicionando no segmento de entrada para enfrentar Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Hyundai HB20S.
Como será lançado somente em 2024, caso não atrase, o sedã da Citroën pode usar motores diferentes do hatchback. O 1.0 Firefly de 75 cv pode até ser a opção de entrada, mas o 1.6 EC5 de 120 cv deve ser substituído para atender as regras do Proconve L8, que passarão a valer em 2025. Até lá, a escassez de insumos deverá ter sido sanada e a Stellantis poderá equipar mais carros com os motores 1.0 e 1.3 turbo.
Projeção: KDesign
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