Mais comum em países europeus, as visitações em fábrica de carros certamente é um dos passeios mais procurados para quem é entusiasta no mundo automotivo. No Brasil esse era um terreno pouco explorado – era porque a BMW Group Brasil acaba de anunciar seu programa de visitação em sua fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Assim, a marca abre suas portas para o público conhecer seu processo de produção de sua fábrica nacional.
Feita em parceria com a empresa de turismo Serra Verde Express, o programa de visitas na fábrica catarinense da BMW é batizado de “Por Dentro do BMW Group Brasil”. Com duração de até três horas, o passeio pelo complexo fabril de Araquari dará a oportunidade aos visitantes conhecerem o dia a dia de uma fábrica de carros e os detalhes de produção.
A visita conta com um guia bilíngue que explica os detalhes do processo produtivo de forma didática, afim de mesmo quem não esteja acostumado ao universo automotivo entenda como é feita a produção de um carro da BMW. Na visita tem a etapa de body shop, onde o visitante poderá conferir a soldagem de componentes e a construção da carroceria (dianteira, traseira, laterais e teto são moldados como um “Lego” e dão forma ao carro final). Tem ainda a chamada etapa de Assembly, responsável pela montagem do carro e toda a finalização da produção.
Outra fase da visita é o acompanhamento dos primeiros testes de rodagens, ainda feito por funcionários sobre um dinamômetro da fabricante. Mas o que certamente marcará o dia dos visitantes na fábrica será a volta na pista de testes junto de um piloto da BMW. A pista principal de 700 metros de extensão é uma reta onde o piloto da marca atinge a maior velocidade, sendo acompanhada em seguida por manobras em “8” e passagem por pavimentos que simulam ruas irregulares. Ao final, os visitantes passam para conhecer a linha de qualidade.
A visitação na fábrica da BMW em Araquari está disponível para públicos a partir dos 10 anos, ocorrendo em dois turnos neste primeiro momento: na parte da manhã a partir das 9h ou no período da tarde, às 13h30. Vale lembrar que a duração de cada visita é de aproximadamente 3 horas, enquanto o ingresso custa R$ 190.
Conforme explicado no site oficial, pode-se fazer a visita sozinho ou mesmo fechar um grupo de 12 pessoas. No site ainda você confere ainda mais detalhes e regras do tour na fábrica. As visitas começam a partir de 1 de outubro para o público em geral e 19 de setembro para a rede BMW, enquanto que as vendas dos ingressos começam hoje, 1 de setembro.
Segundo a BMW, a experiência promete agradar não só aos admiradores da marca como todos aqueles que tiverem curiosidade em conhecer a fundo a produção de um carro premium. “Abrir as portas da fábrica do BMW Group em Araquari é um orgulho imenso! Dessa forma, conseguiremos mostrar um pouco do nosso trabalho e deixar os visitantes encantados com a nossa qualidade de produção, que segue os mesmos padrões das fábricas alemãs”, diz Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari (SC).
"Para a Serra Verde Express, é uma honra ter sido a empresa escolhida para operacionalizar esse programa do BMW Group”, comenta Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express. “Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar essa experiência ímpar aos visitantes”, completa.
Em operação desde setembro de 2014, a fábrica de Araquari da BMW Group Brasil inaugurou sua linha de montagem na época produzindo o Série 3, um dos carros mais vendidos da marca no mundo. A fábrica tem uma área total de cerca de 1,5 milhão de m², sendo mais de 112 mil m² de área construída, cuja capacidade de produção fica em até 32 mil veículos por ano. Atualmente são feitos quatro modelos na planta catarinense: o sedã Série 3, os SUVs X1 e X3 e o SUV-Cupê X4.
A fabricante destaca a sustentabilidade do local, que já é neutro em emissão de CO2 e que conta com 1.082 painéis solares que produzem energia limpa. Atualmente, os painéis são responsáveis por gerar de 4 a 5% da energia da fábrica
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos