page ad skin

Fábrica da BMW no Brasil abre visitas e tem até carona com piloto

Visitantes poderão conhecer de perto a produção de um Série 3 em Araquari (SC), entre outros modelos da marca

Fábrica BMW Araquari 4

Mais comum em países europeus, as visitações em fábrica de carros certamente é um dos passeios mais procurados para quem é entusiasta no mundo automotivo. No Brasil esse era um terreno pouco explorado – era porque a BMW Group Brasil acaba de anunciar seu programa de visitação em sua fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Assim, a marca abre suas portas para o público conhecer seu processo de produção de sua fábrica nacional.

Feita em parceria com a empresa de turismo Serra Verde Express, o programa de visitas na fábrica catarinense da BMW é batizado de “Por Dentro do BMW Group Brasil”. Com duração de até três horas, o passeio pelo complexo fabril de Araquari dará a oportunidade aos visitantes conhecerem o dia a dia de uma fábrica de carros e os detalhes de produção.

Fábrica BMW Araquari 2
Fábrica BMW Araquari

A visita conta com um guia bilíngue que explica os detalhes do processo produtivo de forma didática, afim de mesmo quem não esteja acostumado ao universo automotivo entenda como é feita a produção de um carro da BMW. Na visita tem a etapa de body shop, onde o visitante poderá conferir a soldagem de componentes e a construção da carroceria (dianteira, traseira, laterais e teto são moldados como um “Lego” e dão forma ao carro final). Tem ainda a chamada etapa de Assembly, responsável pela montagem do carro e toda a finalização da produção.

Outra fase da visita é o acompanhamento dos primeiros testes de rodagens, ainda feito por funcionários sobre um dinamômetro da fabricante. Mas o que certamente marcará o dia dos visitantes na fábrica será a volta na pista de testes junto de um piloto da BMW. A pista principal de 700 metros de extensão é uma reta onde o piloto da marca atinge a maior velocidade, sendo acompanhada em seguida por manobras em “8” e passagem por pavimentos que simulam ruas irregulares. Ao final, os visitantes passam para conhecer a linha de qualidade.

Fábrica BMW em Araquari

A visitação na fábrica da BMW em Araquari está disponível para públicos a partir dos 10 anos, ocorrendo em dois turnos neste primeiro momento: na parte da manhã a partir das 9h ou no período da tarde, às 13h30. Vale lembrar que a duração de cada visita é de aproximadamente 3 horas, enquanto o ingresso custa R$ 190.

Conforme explicado no site oficial, pode-se fazer a visita sozinho ou mesmo fechar um grupo de 12 pessoas. No site ainda você confere ainda mais detalhes e regras do tour na fábrica. As visitas começam a partir de 1 de outubro para o público em geral e 19 de setembro para a rede BMW, enquanto que as vendas dos ingressos começam hoje, 1 de setembro.

Segundo a BMW, a experiência promete agradar não só aos admiradores da marca como todos aqueles que tiverem curiosidade em conhecer a fundo a produção de um carro premium. “Abrir as portas da fábrica do BMW Group em Araquari é um orgulho imenso! Dessa forma, conseguiremos mostrar um pouco do nosso trabalho e deixar os visitantes encantados com a nossa qualidade de produção, que segue os mesmos padrões das fábricas alemãs”, diz Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari (SC).

"Para a Serra Verde Express, é uma honra ter sido a empresa escolhida para operacionalizar esse programa do BMW Group”, comenta Adonai Filho, diretor da Serra Verde Express. “Estamos muito satisfeitos em poder proporcionar essa experiência ímpar aos visitantes”, completa.

Galeria: Fábrica BMW Araquari 2022

Em operação desde setembro de 2014, a fábrica de Araquari da BMW Group Brasil inaugurou sua linha de montagem na época produzindo o Série 3, um dos carros mais vendidos da marca no mundo. A fábrica tem uma área total de cerca de 1,5 milhão de m², sendo mais de 112 mil m² de área construída, cuja capacidade de produção fica em até 32 mil veículos por ano. Atualmente são feitos quatro modelos na planta catarinense: o sedã Série 3, os SUVs X1 e X3 e o SUV-Cupê X4.

A fabricante destaca a sustentabilidade do local, que já é neutro em emissão de CO2 e que conta com 1.082 painéis solares que produzem energia limpa. Atualmente, os painéis são responsáveis por gerar de 4 a 5% da energia da fábrica


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários