page ad skin

Hatches da Stellantis: como fica linha do grupo com a chegada do Citroën C3

De Fiat Mobi Like a 500e elétrico, posicionamento do grupo em segmento é variado

Abre Hatchs Stellantis

A Stellantis é um dos maiores grupos automotivos do mundo. Com uma lista de marcas sob seu guarda-chuva, é comum que modelos de mesmo segmentos se cruzem dentro de casa. No Brasil, Fiat, Peugeot e Citroën colocam hatches subcompactos e compactos nas lojas, desde modelos de entrada até elétricos importados. 

Listamos todos os hatches do grupo vendidos no Brasil, desde o subcompacto Mobi, o mais barato do Brasil, até os 100% elétricos da Peugeot e Fiat já em valores acima dos R$ 200 mil. A chegada do novo Citroën C3 coloca mais um modelo nesta lista, já frequentada por Argo e Peugeot 208 há algum tempo. 

Fiat Argo S-Design 2023
Fiat Mobi Trekking 2023
Citroen C3 Live 1.0 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023
fiat-500e-br

Cada um na sua

Abaixo, a tabela completa. São cinco modelos (Mobi, Argo, C3, 208 e 500) em totais 17 versões, sendo duas elétricas, 500e e 208 e-GT. Perceba que nove usam motor 1.0, sendo o Mobi Like e Trekking com o Fire de 4 cilindros e as demais com o 1.0 Firefly de 3 cilindros, mostrando o resultado da produção em volume e como a união em grupo nos apresenta modelos diferentes com mesmo motor.

MODELO PREÇO
Fiat Mobi Like 1.0 R$ 64.690
Fiat Mobi Trekking 1.0 R$ 67.690
Citroën C3 Live 1.0 R$ 68.990
Citroën C3 Live Pack 1.0 R$ 74.990
Fiat Argo 1.0 R$ 75.190
Citroën C3 Feel 1.0 R$ 78.990
Fiat Argo Drive 1.0 R$ 79.190
Peugeot 208 Like 1.0 R$ 79.990
Peugeot 208 Style 1.0 R$ 83.990
Fiat Argo Trekking 1.3 R$ 84.990
Citroën C3 Feel 1.6 MT R$ 86.990
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 R$ 93.990
Peugeot 208 Active 1.6 AT6 R$ 96.990
Peugeot 208 Allure 1.6 AT6 R$ 99.990
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT6 R$ 109.990
Peugeot 208 e-GT R$ 251.990
Fiat 500e R$ 255.990

Sem considerar os elétricos, acima dos R$ 200 mil, temos um espaço de R$ 45.300 entre o Fiat Mobi Like e o Peugeot 208 Griffe. Do subcompacto de entrada ao compacto automático com equipamentos como faróis fullLEDs e painel totalmente digital, os consumidores já nem se cruzam, mas não podemos dizer o mesmo na faixa intermediária. 

Entre R$ 74.990 e R$ 84.990, são 7 opções que variam do Argo 1.0, um hatch compacto em versão básica e que oferece bom espaço interno e porta-malas, passa pelo C3 com motores 1.0 e 1.6 com câmbio manual de 5 marchas em versões mais completas, o Peugeot 208 1.0, com a versão Style que apela para o visual de topo de linha com teto-solar panorâmico, e o aventureiro Argo Trekking, com o 1.3 aspirado. 

De R$ 93.990 a R$ 109.990, todos usam o mesmo conjunto. O motor 1.6 aspirado de até 120 cv com o câmbio automático de 6 marchas estão no C3 e no 208, que dividem também a plataforma. E abaixo dos R$ 70 mil, Fiat Mobi em duas versões e a entrada do Citroën C3, que quer justamente os compradores dessa faixa e segmento com a sua entrada. 

No fim, as vendas vão para um mesmo "bolso". Temos modelos e versões que atendem diversos públicos, gerando brigas internas em alguns pontos e faixas, mas menos do que era esperado em um grupo com tantas marcas. Só resta observar como a novidade, o C3, se sairá nesse jogo. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com