A Stellantis é um dos maiores grupos automotivos do mundo. Com uma lista de marcas sob seu guarda-chuva, é comum que modelos de mesmo segmentos se cruzem dentro de casa. No Brasil, Fiat, Peugeot e Citroën colocam hatches subcompactos e compactos nas lojas, desde modelos de entrada até elétricos importados.
Listamos todos os hatches do grupo vendidos no Brasil, desde o subcompacto Mobi, o mais barato do Brasil, até os 100% elétricos da Peugeot e Fiat já em valores acima dos R$ 200 mil. A chegada do novo Citroën C3 coloca mais um modelo nesta lista, já frequentada por Argo e Peugeot 208 há algum tempo.
Abaixo, a tabela completa. São cinco modelos (Mobi, Argo, C3, 208 e 500) em totais 17 versões, sendo duas elétricas, 500e e 208 e-GT. Perceba que nove usam motor 1.0, sendo o Mobi Like e Trekking com o Fire de 4 cilindros e as demais com o 1.0 Firefly de 3 cilindros, mostrando o resultado da produção em volume e como a união em grupo nos apresenta modelos diferentes com mesmo motor.
MODELO | PREÇO |
Fiat Mobi Like 1.0 | R$ 64.690 |
Fiat Mobi Trekking 1.0 | R$ 67.690 |
Citroën C3 Live 1.0 | R$ 68.990 |
Citroën C3 Live Pack 1.0 | R$ 74.990 |
Fiat Argo 1.0 | R$ 75.190 |
Citroën C3 Feel 1.0 | R$ 78.990 |
Fiat Argo Drive 1.0 | R$ 79.190 |
Peugeot 208 Like 1.0 | R$ 79.990 |
Peugeot 208 Style 1.0 | R$ 83.990 |
Fiat Argo Trekking 1.3 | R$ 84.990 |
Citroën C3 Feel 1.6 MT | R$ 86.990 |
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 | R$ 93.990 |
Peugeot 208 Active 1.6 AT6 | R$ 96.990 |
Peugeot 208 Allure 1.6 AT6 | R$ 99.990 |
Peugeot 208 Griffe 1.6 AT6 | R$ 109.990 |
Peugeot 208 e-GT | R$ 251.990 |
Fiat 500e | R$ 255.990 |
Sem considerar os elétricos, acima dos R$ 200 mil, temos um espaço de R$ 45.300 entre o Fiat Mobi Like e o Peugeot 208 Griffe. Do subcompacto de entrada ao compacto automático com equipamentos como faróis fullLEDs e painel totalmente digital, os consumidores já nem se cruzam, mas não podemos dizer o mesmo na faixa intermediária.
Entre R$ 74.990 e R$ 84.990, são 7 opções que variam do Argo 1.0, um hatch compacto em versão básica e que oferece bom espaço interno e porta-malas, passa pelo C3 com motores 1.0 e 1.6 com câmbio manual de 5 marchas em versões mais completas, o Peugeot 208 1.0, com a versão Style que apela para o visual de topo de linha com teto-solar panorâmico, e o aventureiro Argo Trekking, com o 1.3 aspirado.
De R$ 93.990 a R$ 109.990, todos usam o mesmo conjunto. O motor 1.6 aspirado de até 120 cv com o câmbio automático de 6 marchas estão no C3 e no 208, que dividem também a plataforma. E abaixo dos R$ 70 mil, Fiat Mobi em duas versões e a entrada do Citroën C3, que quer justamente os compradores dessa faixa e segmento com a sua entrada.
No fim, as vendas vão para um mesmo "bolso". Temos modelos e versões que atendem diversos públicos, gerando brigas internas em alguns pontos e faixas, mas menos do que era esperado em um grupo com tantas marcas. Só resta observar como a novidade, o C3, se sairá nesse jogo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela