A Yamaha lançou recentemente a Fazer FZ15. A moto trouxe uma proposta mais esportiva e um maior conteúdo de equipamentos de série para a linha de motos urbanas 150 da marca. E ela não veio para substituir nenhum outro modelo. Então a Yamaha agora oferece Factor 125, Factor 150, Fazer 150 e Fazer FZ15.
A diversificação é uma estratégia para cumprir uma tarefa difícil: brigar com a Honda CG 160. Não só é a moto mais vendida e o veículo mais vendido do Brasil, como cerca de 1 a cada 5 motos novas emplacadas no país são uma CG 160. A Honda tem um expediente similar, oferecendo as CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan e CG 160 Cargo.
No entanto, as CG 160 trazem o mesmo chassi, o mesmo motor e as mesmas suspensões para todas as versões. Elas se diferenciam pela presença de rodas de liga leve e freio a disco na dianteira, além de alguns elementos a mais exibidos no painel e mudanças visuais. Já as motos da Yamaha ofertam ao menos duas opções de motorização, duas de chassi, duas de suspensão e até elementos de motos maiores, como freio ABS de série, disco de freio na traseira e faróis de LED.
Abaixo, mostraremos com mais detalhes o que cada uma das motos utilitárias nas linhas Factor, Fazer e FZ15 da Yamaha oferecem de série, seu preço de tabela e qual é a versão específica da Honda CG 160 com a qual elas concorrem.
A moto urbana mais barata da Yamaha é uma das poucas ainda oferecer a opção com motor de 125 cm³. Na comparação com a Honda CG 160 Start (R$ 12.280 sem frete), ela traz menos desempenho. No entanto, ela se diferencia por já trazer de série alguns itens não encontrados na rival. Entre eles estão rodas de liga leve, freio a disco na dianteira, conta-giros e motor flex (a CG Start roda somente com gasolina).
A Yamaha Factor 150 traz todos os equipamentos da versão 125, mas já começa a mirar também na Honda CG 160 Fan (R$ 13.880 sem frete), a versão intermediária da rival, além da própria Start. Na comparação com a versão de entrada da rival, traz as mesmas vantagens da Factor 125, mas também deve em potência em torque. Contra a CG 160 Fan, a única coisa que traz a mais é o indicador de marcha no painel.
Dentro da linha 150 da Yamaha, a Fazer era a que tinha o papel mais próximo da Honda CG 160 Titan (R$ 15.060 sem frete) até a chegada da FZ15. Seu pacote de equipamentos é o mesmo da Factor 150, mas se diferencia pelo visual mais esportivo e pelas alças de garupa de alumínio e o conta-giros analógico.
O mais recente lançamento da Yamaha no Brasil mira além da Honda CG 160 Titan. Ela busca clientes que procuram a dirigibilidade de motos maiores em um pacote mais acessível. Apesar de o motor 150 ser menos potente que o da rival, a Fazer FZ15 traz diversos itens que não são encontrados na CG Titan. Entre eles estão freio a disco na traseira, ABS de série, farol de LED, lanterna de LED, rodas e pneus mais largos, tubos de bengala na suspensão dianteira mais largos e suspensão traseira com amortecedor único.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fazer 250 marca 5 milhões de motos Yamaha feitas no Brasil
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Yamaha lança a Fazer 250 2025: veja o preço e o que muda
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Yamaha lança nova NMax 2025; veja o preço e o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Yamaha lança a Lander 2025: veja o preço e o que muda