A China parece ter iniciado uma nova trajetória de crescimento das vendas de veículos novos. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas em julho 2,420 milhões de unidades – mais do que o dobro do acumulado no Brasil nos sete primeiros meses de 2022 (1.020.511) -, o que representa um avanço de quase 30% frente ao mesmo período de 2021.
O acumulado do ano (14.477.000), no entanto, ainda permanece negativo (-1,9%). Com 223.048 unidades, mais do que o dobro do ano passado, a Volkswagen chegou ao 3º mês seguido no topo. O grande destaque, no entanto, foi a local BYD: com 158.193 unidades (+178%), seu novo recorde de vendas, a marca jamais havia alcançado a 2ª posição. Atrás da Honda (153.542), a Toyota (148.862) foi a única do top 5 com retração (-3%). Praticamente dobrando o desempenho de 2021, a Mercedes-Benz (66.162) foi a única premium no top 10.
POS. |
MARCA |
JUL.22 |
% PART. 2022 |
JUL.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
VW |
223.048 |
9,2% |
104.491 |
5,6% |
113,5% |
2º |
BYD |
158.193 |
6,5% |
56.975 |
3,1% |
177,7% |
3º |
HONDA |
153.542 |
6,3% |
101.584 |
5,4% |
51,1% |
4º |
TOYOTA |
148.862 |
6,2% |
153.329 |
8,2% |
-2,9% |
5º |
CHANGAN |
107.149 |
4,4% |
91.800 |
4,9% |
16,7% |
6º |
CHERY |
91.440 |
3,8% |
60.021 |
3,2% |
52,3% |
7º |
WULING |
84.802 |
3,5% |
50.594 |
2,7% |
67,6% |
8º |
NISSAN |
81.645 |
3,4% |
80.136 |
4,3% |
1,9% |
9º |
GEELY |
78.935 |
3,3% |
79.185 |
4,2% |
-0,3% |
10º |
MERCEDES-BENZ |
66.162 |
2,7% |
33.638 |
1,8% |
96,7% |
11º |
BUICK |
65.790 |
2,7% |
58.316 |
3,1% |
12,8% |
12º |
HAVAL |
61.279 |
2,5% |
57.196 |
3,1% |
7,1% |
13º |
AUDI |
59.676 |
2,5% |
51.008 |
2,7% |
17,0% |
14º |
MG* |
54.009 |
2,2% |
- |
- |
- |
15º |
GAC |
46.793 |
1,9% |
39.985 |
2,1% |
17,0% |
16º |
BMW |
44.574 |
1,8% |
41.758 |
2,2% |
6,7% |
17º |
DONGFENG |
34.223 |
1,4% |
25.090 |
1,3% |
36,4% |
18º |
ROEWE* |
29.226 |
1,2% |
- |
- |
- |
19º |
TESLA |
28.217 |
1,2% |
32.968 |
1,8% |
-14,4% |
20º |
FORD* |
24.969 |
1,0% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.420.000 |
100,0% |
1.864.000 |
100,0% |
29,8% |
|
ACUMULADO |
14.477.000 |
100,0% |
14.756.000 |
100,0% |
-1,9% |
Modelo preferido dos chineses pela 4ª vez nos últimos cinco meses, o Wuling Hongguag Mini EV (56.605) jamais havia vendido tanto. O resultado permitiu que o compacto elétrico reduzisse para menos de 8 mil unidades a sua desvantagem no acumulado em relação ao Nissan Sylphy (43.392), 2º. O VW Lavida, com 39.054 unidades, completou o pódio.
O ótimo desempenho da BYD teve relação direta com os resultados de seus principais modelos, todos eles com recordes de vendas. Com 38.697 unidades, o Song assumiu pela 1ª vez a liderança entre os SUVs. A marca ainda emplacou o Qin Plus (30.093) e o Han (25.849) no top 10. O Corolla, com 24.236 unidades, foi o único entre os dez primeiros com retração (-25%).
Em situação oposta à do Toyota, o Honda Accord (24.097), 11º, avançou quase 140%. Vale ressaltar a força dos sedãs no mercado chinês, dominando metade do top 20. À venda no Brasil, Tiggo 8 (21.080) e Tiggo 7 (20.856) também marcaram presença na parte de cima da tabela. Líder em junho, o Tesla Model Y (15.745) desta vez foi apenas o 31º.
POS. |
MODELO |
JUL.22 |
% PART. 2022 |
JUL.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
56.605 |
2,3% |
26.907 |
1,4% |
110,4% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
43.392 |
1,8% |
37.067 |
2,0% |
17,1% |
3º |
VW LAVIDA |
39.054 |
1,6% |
22.444 |
1,2% |
74,0% |
4º |
BYD SONG |
38.697 |
1,6% |
14.425 |
0,8% |
168,3% |
5º |
BYD QIN PLUS |
30.093 |
1,2% |
16.753 |
0,9% |
79,6% |
6º |
VW BORA* |
29.182 |
1,2% |
- |
- |
- |
7º |
HAVAL H6 |
27.638 |
1,1% |
25.746 |
1,4% |
7,3% |
8º |
HONDA CR-V |
27.343 |
1,1% |
16.171 |
0,9% |
69,1% |
9º |
BYD HAN |
25.849 |
1,1% |
8.522 |
0,5% |
203,3% |
10º |
TOYOTA COROLLA |
24.236 |
1,0% |
32.490 |
1,7% |
-25,4% |
11º |
HONDA ACCORD |
24.097 |
1,0% |
10.154 |
0,5% |
137,3% |
12º |
BUICK VERANO* |
22.100 |
0,9% |
- |
- |
- |
13º |
MG 5* |
21.752 |
0,9% |
- |
- |
- |
14º |
CHANGAN CS75 |
21.419 |
0,9% |
20.119 |
1,1% |
6,5% |
15º |
CHERY TIGGO 8* |
21.080 |
0,9% |
- |
- |
- |
16º |
BYD DOLPHIN* |
21.005 |
0,9% |
- |
- |
- |
17º |
CHERY TIGGO 7* |
20.856 |
0,9% |
- |
- |
- |
18º |
TOYOTA CAMRY |
20.598 |
0,9% |
22.042 |
1,2% |
-6,6% |
19º |
VW TIGUAN L* |
19.921 |
0,8% |
- |
- |
- |
20º |
BYD YUAN PLUS* |
19.719 |
0,8% |
- |
- |
- |
21º |
VW MAGOTAN |
18.711 |
0,8% |
8.436 |
0,5% |
121,8% |
22º |
MERCEDES GLC* |
17.914 |
0,7% |
- |
- |
- |
23º |
VW PASSAT* |
17.493 |
0,7% |
- |
- |
- |
24º |
CHANGAN EADO |
17.294 |
0,7% |
13.049 |
0,7% |
32,5% |
25º |
WULING HONGGUANG |
16.904 |
0,7% |
17.324 |
0,9% |
-2,4% |
26º |
TOYOTA LEVIN |
16.881 |
0,7% |
21.259 |
1,1% |
-20,6% |
27º |
NISSAN TEANA |
16.827 |
0,7% |
18.858 |
1,0% |
-10,8% |
28º |
HONDA CIVIC* |
16.800 |
0,7% |
- |
- |
- |
29º |
GEELY BINYUE* |
16.066 |
0,7% |
- |
- |
- |
30º |
BUICK ENVISION* |
15.816 |
0,7% |
- |
- |
- |
31º |
TESLA MODEL Y |
15.745 |
0,7% |
10.354 |
0,6% |
52,1% |
32º |
CHANGAN UNI-V* |
15.645 |
0,6% |
- |
- |
- |
33º |
MG ZS* |
14.863 |
0,6% |
- |
- |
- |
34º |
NISSAN QASHQAI |
14.679 |
0,6% |
8.946 |
0,5% |
64,1% |
35º |
VW SAGITAR |
14.360 |
0,6% |
11.452 |
0,6% |
25,4% |
36º |
MERCEDES CLASSE E L* |
14.292 |
0,6% |
- |
- |
- |
37º |
AUDI Q5 L* |
14.097 |
0,6% |
- |
- |
- |
38º |
AUDI A6 L |
13.639 |
0,6% |
16.756 |
0,9% |
-18,6% |
39º |
JETOUR X70* |
13.319 |
0,6% |
- |
- |
- |
40º |
HONDA XR-V* |
13.239 |
0,5% |
- |
- |
- |
41º |
MERCEDES CLASSE C L* |
12.806 |
0,5% |
- |
- |
- |
42º |
TOYOTA WILDLANDER |
12.652 |
0,5% |
12.291 |
0,7% |
2,9% |
43º |
GEELY XINGYUE L* |
12.631 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
GAC AION Y* |
12.530 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
TESLA MODEL 3 |
12.472 |
0,5% |
22.614 |
1,2% |
-44,8% |
46º |
CHERY TIGGO 5X* |
12.384 |
0,5% |
- |
- |
- |
47º |
CHERY ARRIZO 5* |
12.217 |
0,5% |
- |
- |
- |
48º |
HONDA BREEZE |
12.201 |
0,5% |
15.354 |
0,8% |
-20,5% |
49º |
ROEWE I5* |
12.152 |
0,5% |
- |
- |
- |
50º |
GEELY BOYUE |
12.130 |
0,5% |
17.036 |
0,9% |
-28,8% |
Observação: números de julho/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Oficial: nova BYD Shark tem os preços revelados
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
China em agosto: BYD vende mais que VW e Toyota somadas
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial