O "veículo utilitário mais rápido e mais potente por menos de US$ 30.000". Foi assim que a Dodge descreveu o novo Hornet ao divulgar informações oficiais a seu respeito no início deste mês. A empresa norte-americana está especialmente orgulhosa de seu primeiro modelo inédito em uma década, embora outro membro da grande família Stellantis aparentemente não esteja muito feliz com o lançamento do novo produto.
O Hornet é amplamente baseado no Alfa Romeo Tonale e os dois compartilham muitos componentes de carroceria, conjunto motriz, suspensão e interior. O crossover começou como um projeto Alfa Romeo e o site The Drive relata que o fabricante italiano não está satisfeito com o fato de Dodge ter pego o trabalho praticamente pronto da Alfa Romeo e simplesmente trocou emblemas e para-choques ao lançar o Hornet. Além de tudo isso, a novidade da Dodge ainda é mais barata que o SUV da Alfa Romeo nos EUA.
"A Dodge aproveitou (o Tonale) para fazer um carro só para estar em conformidade com as regras de emissões. Algo como o Aston Martin Cygnet, se você preferir colocar assim. Basta dizer que a política interna ganhou o dia e a Dodge precisava mostrar reduções de emissões, assim nasceu o Hornet", disse uma fonte dentro da Stellantis à publicação "sob condição de anonimato".
Embora quase idênticos, os dois crossovers estão posicionados em espectros diferentes do segmento de SUVs compactos. Em linhas gerais, o Hornet é cerca de US$ 10.000 mais em conta que o Tonale, o que torna ainda mais difícil para a Alfa Romeo vender seu novo produto nos Estados Unidos. Alguns chamam o Tonale como o modelo mais importante da Alfa em anos, pois a empresa italiana tem grandes esperanças de ter um desempenho melhor em vendas do que o sedã Giulia e o SUV médio Stelvio na América do Norte.
Entretanto, com a alternativa da Dodge entregando um produto muito similar e significativamente mais barato, parece que a estratégia da Alfa Romeo pode estar em apuros, daí a razão pela qual a empresa está bem insatisfeita com a situação. A Dodge, por sua vez, recebeu praticamente 14.000 reservas para o Hornet em apenas 24 horas após a estreia do pequeno SUV.
Os principais comentários do lançamento do Dodge Hornet, no entanto, sugeriram que muitos fãs da Dodge também não estão satisfeitos com o Hornet. Compartilhando sua plataforma e componentes com o Alfa Romeo Tonale, algumas pessoas expressaram insatisfação. Aparentemente, o problema seria que a fabricante não teria feito o suficiente para diferenciar o Hornet de seu irmão italiano.
Fonte: The Drive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Histórica marca da Stellantis reorganiza linha após vendas ruins
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Alguns dos carros mais caros do mundo vão a leilão; veja quais são
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Alfa Romeo Milano é antecipado em novas imagens; estreia em abril