Agora é oficial, a Audi entrará na Fórmula 1 em 2026. O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa para o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps. Embora não tenha comentado muito mais, a entrada da Audi é motivada pela decisão da categoria em usar combustíveis sintéticos a partir de 2026, o que está alinhado com a estratégia da fabricante de investir nesta forma de mobilidade ao invés de acreditar somente nos elétricos.
“Automobilismo é parte integral do DNA da Audi", comentou Markus Duesmann, chairman da diretoria da Audi, durante a conferência de imprensa. "A Fórmula 1 é tanto um palco global para nossa marca quanto um laboratório de desenvolvimento altamente competitivo. A combinação da alta performance e competição sempre incentiva a inovação e transferência de tecnologia em nossa indústria. Com as novas regras, agora é o momento certo para nos envolvermos. Afinal, a Fórmula 1 e a Audi buscam metas de sustentabilidade claras."
A Audi também explica que vê um grande potencial de marketing na Fórmula 1, pois os eventos do calendário estão entre os mais populares e com maior alcance do mundo. Apenas em 2021, mais de 1,5 bilhão de espectadores assistiram as corrida da categoria pela TV, e sua popularidade continua a crescer em mercados como China e Estados Unidos, mercados importantes para a Audi. A presencial da F1 nas mídias sociais também tem crescido muito.
O anúncio oficial não diz quem será a parceira da Audi na Fórmula 1, visto que a empresa terá que se unir a alguma das equipes atual. Nossos colegas do Motorsport.com dizem que a fabricante alemã fez um acordo com a Sauber. Com esta parceria, a Sauber voltaria a ter apoio de uma fabricante em todos os aspectos, algo que não acontece desde que a BMW deixou a F1 no final de 2009. A Audi diz que revelará qual será a equipe com quem irá se unir em outro momento.
Porém, pouco depois do anúncio, a Alfa Romeo, atualmente a fabricante que trabalha com a Sauber, confirmou que a parceria chegará ao fim após a temporada 2023. Isto é mais uma indicação de que a Audi ocupará este espaço.
O material divulgado à imprensa ainda revela algumas informações sobre o motor da Audi para Fórmula 1. Será feito no centro de competência de automobilismo da Audi Sport em Neuburg (Alemanha). O complexo já tem bancadas de testes para fazer experimentos com motores da F1 e receberá mais alterações para atender aos requisitos de desenvolvimento da motorização para a categoria.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi revela novo Q6 Sportback com até 635 km de autonomia
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Flagra mostra a nova Audi RS5 Avant sendo testada em Nürburgring
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Audi apresenta o novo Q5 2025 ainda com opção diesel e vai a 367 cv