Recentemente, Herbert Diess, o chefão do Grupo Volkswagen, confirmou que a empresa está com planos de entrar na Fórmula 1 com a Porsche e a Audi. Isto não acontecerá antes de 2026, quando as novas regras começarem a valer e os carros usarão motores a combustão com combustíveis sintéticos. Nossos colegas do BMWBLOG ficaram curiosos se a BMW seguirá o mesmo caminho que suas rivais, questionando a marca se há chances de um retorno para a F1.

Infelizmente, o pessoal da marca bávara já jogou um balde d'água fria nesta hipótese. Frank Van Meel, comandante da BMW M, disse que a divisão esportiva da fabricante "não tem ambições para a Fórmula 1." Ao explicar sobre as razões da empresa não voltar para a categoria, de onde saiu em 2009 quando encerrou a parceria com a Sauber, o executivo disse que tem a ver com as regras envolvendo a motorização:

"Para nós, é muito importante ter a história de transformação [para a eletrificação] adotada o mais rápido possível. A Fórmula 1 ainda está discutindo os regulamentos em torno da eletrificação. Então, para nós, ficou muito claro. Vamos mais rápido neste segmento [da eletrificação]."

BMW LMDh

Então, ao invés da Fórmula 1, a BMW continuará a investir pesado no World Endurance Championship, desenvolvindo o modelo para a classe Le Mans Daytona hybrid (LMDh), com a previsão de fazer sua estreia em 2024. Mesmo sem entrar na F1, a BMW ainda irá disputar com o Grupo Volkswagen de alguma forma, pois Lamborghini, Porsche e Audi também desenvolvem um projeto LMDh. Outras fabricantes estarão na categoria, como Acura, Cadillac, Alpine e Peugeot.

Além do programa LMDh, a divisão de automobilismo da BMW ainda tem o M4 GT3 e revelará a versão GT4 em junho, durante a etapa de Virgína do campeonato SRO Americas. Sem esquecer que é uma das grandes marcas da DTM, principal categoria da Alemanha, onde utiliza um M4 GT3.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com