Apesar do declínio verificado nos últimos anos, o segmento de sedãs médios ainda reserva boas novidades no Brasil. Prova disso é o lançamento da nova geração do Nissan Sentra, que acaba de ser confirmado pela marca para 2023. O três-volume retornará ao mercado nacional depois de um hiato de aproximadamente dois anos e enfrentará logo de cara os arquirrivais Honda Civic (em nova geração) e Toyota Corolla (até lá já reestilizado).
Nesta nova linhagem, o Sentra adota a plataforma modular CMF-C/D, versão para modelos médios do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. Ao todo, são 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Na comparação com o modelo anterior, o sedã ficou 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. Apesar das novas medidas, perdeu espaço no porta-malas: caiu de 503 para 405 litros.
No geral, o novo Sentra ficou bem mais refinado tecnicamente. Trocou, por exemplo, a suspensão traseira de eixo de torção por uma independente multibraços, enquanto a direção elétrica passou a ter pinhão duplo para melhorar as respostas. A marca ainda trabalhou no isolamento acústico para reduzir os ruídos e otimizar o conforto a bordo.
No design, o sedã passou por verdadeira transformação e passou a seguir as linhas do conceito Vmotion 2.0. Além da vantagem estética, o novo desenho proporcionou avanços importantes na dinâmica, como centro de gravidade mais baixo e coeficiente de arrasto de apenas 0,26 - o mesmo do esportivo GT-R.
Para o Brasil, o Sentra continuará sendo importado do México como na geração passada. Sob o capô, seguirá com motor 2.0 aspirado de quatro-cilindros (nada de turbo ou conjunto híbrido, pelo menos por enquanto). Na China, vale lembrar, o modelo já é vendido em versão híbrida e faz até 25,6 km/l.
O câmbio também não mudará e permanecerá automático CVT como única opção. A Nissan não confirma, mas certamente o sedã chegará por aqui em versão topo de linha com pacote recheado de equipamentos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais