Agora que o novo C3 está praticamente pronto para iniciar as vendas no Brasil e já está disponível na Índia, a Citroën acelera o desenvolvimento de seu próximo modelo, o segundo do projeto C-Cubed. Será um SUV compacto, levemente maior do que o C3 e que apareceu em testes na Índia pela primeira vez. A estreia por aqui está programada para 2023, visto que a própria fabricante prometeu que lançaria um carro por ano até 2024.
Esta primeira foto do SUV do Citroën C3 apareceu no grupo no Facebook do site indiano Rushlane. Ela mostra o pequeno utilitário de costas e bem camuflado, com proporções levemente maiores do que o hatchback. Conhecido internamente pelo código CC24, usará a mesma plataforma CMP, mas espera-se que passe um pouco dos 4 metros de comprimento, oferecendo mais espaço interno. A mídia local está chamando este carro de C3 Aircross, visto que a empresa tem usado este sobrenome para seus utilitários, ao invés de dar um nome próprio.
Pela imagem, o carro parece ter um visual mais arredondado do que as linhas retas do C3, embora possamos notar alguns elementos em comum, como o formato das lanternas e dos vidros laterais. O que denuncia o seu tamanho é a coluna C, mais larga do que no hatch. O para-choque traseiro também foi alongado e o veículo parece um pouco mais alto em relação ao solo. Não deve fugir muito da identidade visual do hatchback, usando o esquema de faróis duplos e uma entrada de ar larga no para-choque dianteiro.
Neste momento, a motorização é um mistério. Na Índia, fala-se de usar a mesma mecânica do C3 vendido por lá, com um 1.2 nas versões aspirada e turbo. A primeira gera 82 cv, enquanto a segunda tem 110 cv. Ambos trabalham com uma transmissão manual de 5 ou 6 marchas, e ganhará uma opção automática em breve. No Brasil, o C3 terá o 1.0 Firefly da Fiat, com 75 cv e câmbio manual de 5 marchas; e o 1.6 de 120 cv, acoplado a uma caixa automática de 6 posições.
O novo Citroën C3 Aircross faz parte de um projeto chamado C-Cubed, com desenvolvimento conjunto entre Brasil e Índia, mas com adaptação local para que atenda melhor as preferências de cada país. A promessa é um lançamento por ano, com o C3 hatch chegando às lojas nos próximos meses. O terceiro modelo ainda é desconhecido. Rumores antigos falavam que seria um sedã compacto, mas diversas mídias indianas falam sobre uma minivan, segmento que ainda tem força no país asiático.
Fonte: Rushlane Spylane via Rushlane
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China