page ad skin

Flagra: novo Citroën C3 Aircross 2024 aparece pela 1ª vez e será brasileiro

Próximo carro a ser produzido em Porto Real (RJ) deve ser revelado no 1º trimestre de 2023

Citroën C3 Aircross 2024 - Flagra na Índia

Agora que o novo C3 está praticamente pronto para iniciar as vendas no Brasil e já está disponível na Índia, a Citroën acelera o desenvolvimento de seu próximo modelo, o segundo do projeto C-Cubed. Será um SUV compacto, levemente maior do que o C3 e que apareceu em testes na Índia pela primeira vez. A estreia por aqui está programada para 2023, visto que a própria fabricante prometeu que lançaria um carro por ano até 2024.

Esta primeira foto do SUV do Citroën C3 apareceu no grupo no Facebook do site indiano Rushlane. Ela mostra o pequeno utilitário de costas e bem camuflado, com proporções levemente maiores do que o hatchback. Conhecido internamente pelo código CC24, usará a mesma plataforma CMP, mas espera-se que passe um pouco dos 4 metros de comprimento, oferecendo mais espaço interno. A mídia local está chamando este carro de C3 Aircross, visto que a empresa tem usado este sobrenome para seus utilitários, ao invés de dar um nome próprio.

Citroën - Planos até 2024

Pela imagem, o carro parece ter um visual mais arredondado do que as linhas retas do C3, embora possamos notar alguns elementos em comum, como o formato das lanternas e dos vidros laterais. O que denuncia o seu tamanho é a coluna C, mais larga do que no hatch. O para-choque traseiro também foi alongado e o veículo parece um pouco mais alto em relação ao solo. Não deve fugir muito da identidade visual do hatchback, usando o esquema de faróis duplos e uma entrada de ar larga no para-choque dianteiro.

Neste momento, a motorização é um mistério. Na Índia, fala-se de usar a mesma mecânica do C3 vendido por lá, com um 1.2 nas versões aspirada e turbo. A primeira gera 82 cv, enquanto a segunda tem 110 cv. Ambos trabalham com uma transmissão manual de 5 ou 6 marchas, e ganhará uma opção automática em breve. No Brasil, o C3 terá o 1.0 Firefly da Fiat, com 75 cv e câmbio manual de 5 marchas; e o 1.6 de 120 cv, acoplado a uma caixa automática de 6 posições.

O novo Citroën C3 Aircross faz parte de um projeto chamado C-Cubed, com desenvolvimento conjunto entre Brasil e Índia, mas com adaptação local para que atenda melhor as preferências de cada país. A promessa é um lançamento por ano, com o C3 hatch chegando às lojas nos próximos meses. O terceiro modelo ainda é desconhecido. Rumores antigos falavam que seria um sedã compacto, mas diversas mídias indianas falam sobre uma minivan, segmento que ainda tem força no país asiático.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com