Se há um modelo de luxo que não precisa ser atualizado para melhorar as vendas, definitivamente é o Urus. O Super SUV da Lamborghini já passou de 20 mil unidades produzidas desde que começou a ser fabricado há quatro anos. Fez tanto sucesso que ajudou a fabricante italiana a bater recorde de vendas no 1º semestre de 2022, entregando 5.090 unidades, sendo que o utilitário representa 61% deste volume.
Embora o Urus seja um tremendo sucesso, o pessoal da Lamborghini não pode ignorar alguns rivais com o Aston Martin DBX e o futuro Ferrari Purosangue. Por isso, agora recebe uma versão Performante, com ainda mais potência e menos peso. O motor 4.0 V8 biturbo foi retrabalhado para chegar ao total de 666 cv, o que são 16 cv a mais. Por outro lado, o torque não mudou, ainda entregando 86,7 kgfm.
O Urus passou por uma dieta para remover 47 quilos, aumentando ainda mais sua performance. Com todas essas mudanças, o SUV reduziu sua aceleração de 0 a 100 km/h de 3,6 segundos para 3,3 segundos. Pisando fundo, ainda vai chegar a 306 km/h, a mesma velocidade máxima de antes. Se você procura um SUV mais rápido, terá que olhar para o Aston Martin DBX707, que alcança os 310 km/h.
Para provar o seu desempenho, a Lamborghini levou o Urus Performante para fazer a subida de Pikes Peak, nos Estados Unidos. O utilitário bateu o recorde para um SUV, percorrendo toda a estrada de 156 curvas em 10 minutos e 32,064 segundos. Assim, desbancou o Bentley Bentayga, que havia registrado 10:49,902 em 2018.
Além de ficar mais potente e mais leve, o Lamborghini Urus Performante está 20 milímetros mais próximo do chão e 16 mm mais largo. As caixas de rodas maiores de fibra de carbono podem ter rodas de 23 polegadas, ou de 22 polegadas forjadas, com parafusos de titânio e pneus Pirelli Trofeo R especiais.
A Lamborghini aproveitou para deixar o carro 25 milímetros mais longo ao fazer mudanças nos para-choques. O spoiler montado no teto também foi modificado e conta com braços de fibra de carbono derivados do Aventador SVJ, ajudando a aumentar o downforce traseiro em 38%. No total, o downforce do SUV é 8% acima da versão normal.
De série, o Urus Performante tem escapamento Akrapovic e diversas peças de fibra de carbono, incluindo a parte inefrior do para-choqeu traseiro e o difusor de ar. Também adotou um novo diferencial que ajuda a distribuir o troque com mais eficiência, junto com um sistema de esterçamento das rodas traseiras mais rápido. Para melhorar as sensações da direção, a Lamborghini ainda recalibrou o esterçamento das rodas dianteiras.
Além dos modos de condução normais, o Urus 2023 adiciona uma opção Rally, buscando um desempenho melhor fora da estrada. Os sistemas de amortecimento e e de controle da carroceria em curvas foram reconfigurados para lidar melhor com as trilhas acidentadas e aumentar a versatilidade do SUV.
O interior do carro é praticamente o mesmo, mudando poucos detalhes. Os bancos agora tem uma costura hexagonal, há um pacote com acabamento escurecido e tanto a central multimídia quanto o painel de instrumentos têm gráficos revisados. A Lamborghini seguirá oferecendo diversas opções de personalização, como maçanetas vermelhas, saias laterais, detalhes em alumínio e acabamento em couro e Alcantara.
O Lamborghini Urus Performante 2023 será vendido por US$ 260.676 (R$ 1.347.356). Curiosamente, a versão chinesa do SUV terá somente 640 cv, "por motivos de homologação local."
Fonte: Lamborghini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Lamborghini Urus? Só em 2026
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Lamborghini revela Urus híbrido plug-In com motor V8 e 800 cv
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Lamborghini Urus híbrido plug-in é flagrado em testes e estreia este ano