Apresentado no mercado internacional no final de 2018, o Chevrolet Monza acaba de chegar à linha 2023 na China com novidades. Dentro da chama reestilização de meia-vida, o modelo ganha importantes retoques no visual e se alinha às diretrizes da nova filosofia estética da marca. O facelift também agrega novas tecnologias e deixa o sedã atualizado diante da concorrência - formada especialmente por Ford Escort e Volkswagen Santana.
Na dianteira, os faróis ficaram mais estreitos e com novo arranjo interno de iluminação. A grade também mudou e ganhou inspiração em lançamentos recentes, principalmente no SUV-cupê Seeker. A grelha interna segue preta, em contraste com a pintura da carroceria, mas passa a ser contornada por filetes cromados. Mudanças também no para-choque, que ganhou novos moldes e ficou mais integrado ao conjunto.
A traseira praticamente não recebeu alterações e segue com lanternas divididas pela tampa do porta-malas. As laterais ganharam rodas e calotas com novo desenho, variando conforme cada versão.
Já na cabine, bastante novidades. O painel foi completamente redesenhado e evoluiu bastante em qualidade e ergonomia. Conta agora com quadro de instrumentos totalmente digital e integrado com a central multimídia posicionada logo ao lado. Há ainda console central mais elevado, novas saídas de ar e volante inédito (semelhante ao usado no Tracker e Onix).
De porte considerado médio para os padrões brasileiros, o Monza 2023 mede 4,65 metros de comprimento (ganho de 26 mm sobre o modelo anterior, em razão do novo para-choque), 1,79 metro de largura, 1,46 metro de altura e 2,64 metros de distância entre-eixos. É construído sobre a plataforma Vehicle Strategy Set (VSS-F), considerada mais sofisticada que a base GEM usada no Brasil por Onix, Onix Plus e Tracker.
Debaixo do capô, são oferecidos motores 1.0 turbo (124 cv e 17,3 kgfm de torque) e 1.3 turbo (163 cv e 23,5 kgfm de força). O câmbio pode ser manual, automático de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem. As vendas serão iniciadas em breve na China, onde só no ano passado o sedã emplacou 86.130 unidades. A partir de 2023 será a vez de México, Panamá, Bahamas e Ilhas Cayman, onde o Monza é comercializado como Cavalier.
No Brasil o sedã não será lançado, mas o facelit desde já dá o tom de novidades importantes que chegarão por aqui. É o caso da reestilização do Onix, que certamente seguirá pelo mesmo caminho na dianteira. O mesmo vale para o interior, com telas digitais ladeadas e que antecipa o esquema a ser adotado aqui na nova geração da Montana.
Fonte: Autohome.cn
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