Esportivos BMW M eletrificados farão você dizer "eu não esperava", diz CEO

Mesmo com eletrificação marca garantirá experiência esportiva nos modelos M

2023 BMW M3 Edição 50 Anos BMW M Exterior 2023 BMW M3 Edição 50 Anos BMW M Exterior

A divisão BMW M está encerrando a produção de veículos movidos exclusivamente com motores a combustão e se preparando para eletrificar seus modelos de alto desempenho. Frank van Meel lidera esta equipe e acabou dando algumas pistas sobre o futuro eletrificado em uma entrevista à Autocar.

"Eu adoraria ver as [BMW] M eletrificadas no futuro - híbridas e puramente elétricas, mas se as trouxermos, elas serão tão inovadoras que você dirá: 'Isso é loucura, eu não esperava isso'", disse Meel.

Já sabemos que as preparações da BMW eletrificadas estão sendo trabalhadas pela divisão BMW Motorsport. O próximo XM será equipado com um motor V8 4.4 twin-turbo com assistência híbrida, enquanto a próxima geração do M5 parece que vai utilizar uma versão híbrida plug-in com este mesmo propulsor.

A próxima geração do Série 3 chegará em 2025 como um carro 100% elétrico, produzido na plataforma Neue Klasse da BMW. Van Meel não deu muitas pistas sobre um novo M3. "Talvez seja elétrico - mas se for, será sempre um M3. Qualquer que seja o powertrain, você deve sempre ser capaz de dirigir nossos carros e saber que são carros M", disse o executivo. 

Van Meel indica que a redução do peso seria uma parte importante da criação de um inédito BMW M3 elétrico. "Mas os carros elétricos têm algumas vantagens. Você pode tirar um pouco do isolamento acústico, por exemplo, e ter o peso da bateria mais baixo é interessante para os engenheiros", disse.

O novo Série 3 elétrico será chamado internamente de NK1. A BMW está desenvolvendo os motores elétricos internamente com planos de oferecer um único motor que impulsione as rodas traseiras ou um par de propulsores que sejam aplicados nos dois eixos. O sistema poderia carregar rapidamente a 350 kilowatts e contar com uma autonomia total de mais de 700 quilômetros. A plataforma supostamente combina uma mistura de alumínio e uma gaiola de fibra de carbono para manter o peso reduzido.

A plataforma Neue Klasse também será usada de base para um SUV elétrico. Até 2030, a BMW estima que metade de suas vendas possa ser de veículos que utilizam essas mesmas bases.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com