O avanço verificado na segurança dos veículos nos últimos anos passa também por aprimoramentos no sistema de iluminação. Faróis estão cada vez mais sofisticados e já incorporam recursos importantes, desde comandos automáticos até LEDs de máximo alcance. Agora, a ideia é ir além e fazer com que possam projetar informações diretamente na estrada, auxiliando tanto motoristas quanto pedestres.
É o caso da tecnologia "high-resolution" apresentada recentemente pela Ford. Nesse sistema, os faróis passam a funcionar também como projetores de sinalização, de modo a exibir diretamente na estrada (exatamente na linha de visão do motorista) informações sobre direção, limites de velocidade e até mesmo dados meteorológicas.
Recurso do tipo já é adotado pela Mercedes-Benz no sedã de luxo Classe S, atendendo especialmente o segmento premium. Agora, a Ford quer expandir a tecnologia também para o andar de baixo, sendo uma das primeiras marcas generalistas a apostar na novidade.
A ideia é ampliar o nível de segurança para o motorista durante a condução e, ao mesmo tempo, auxiliar também pedestres. Segundo a Ford, quando as marcações na pista estiverem desbotadas ou poucos visíveis, os faróis serão capazes de projetar faixas de pedestres para orientar quem estiver passando.
No futuro próximo, a Ford prevê que os faróis estarão ligados diretamente ao sistema de navegação e entretenimento dos carros, alertando o motorista sobre condições escorregadias, neve na pista ou neblina à frente. De acordo com a rota apontada, também será possível adiantar as próximas curvas da estrada.
Por enquanto, a marca não diz quando introduzirá os faróis de alta resolução em um modelo de produção, mas desde já é certa que a tecnologia não será exclusiva para carros de luxo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990