A Tesla gerou muita controvérsia com seu volante em forma de manche, mas a Mercedes teve um tipo de volante ainda mais radical. Há 26 anos, o conceito F200 Imagination foi revelado no Salão de Paris como parte da série "F" de carros de estudos da marca. Seu equipamento mais incomum é o par de joysticks, sendo um montado na porta do motorista e o outro no console central. Você pode ver esse motorista usando o sistema para manobrar o carro.
O conceito totalmente funcional foi filmado chegando ao London Concours com um recurso que você encontrará em duversos carros de produção nos dias de hoje. Muito semelhante ao Hyundai Ioniq 5, Honda E, Lexus ES e alguns outros, o conceito da Mercedes eliminou os tradicionais retrovisores para adotar câmeras. Uma olhada na cabine mostra as duas telas externas fornecendo filmagens da câmera como parte de uma configuração de vários monitores.
Desde airbags de janela e joelhos, indo até faróis bi-xenônio, o F200 foi um grande esforço tecnológico. O carro tinha até uma versão inicial da suspensão ativa da Mercedes (Active Body Control), assim como reconhecimento de voz (Linguatronic). Caso você tenha reparado, muitas dessas tecnnologias acabaram chegando aos carros de produção atuais, incluindo o teto panorâmico eletro-transparente que o Maybach 62 recebeu.
O conceito F200 Imagination raramente foi filmado depois de sua estreia, mas nos lembra como ele preveu o visual do Classe CL (C215) e Classe S (W220). As portas estilo Koenigsegg também foram um experimento, e a Mercedes-Benz lhe deu ainda uma câmera no para-choque traseiro, enquanto outras quatro foram incorporadas nos cantos do teto arqueado. Na parte traseira, as lanternas apresentavam um tubo de néon arqueado.
Para aqueles que se perguntavam qual a potência do protótipo F200, a Mercedes o equipou com um grande motor V12 naturalmente aspirado para entregar 394 cv de potência e 58,12 kgfm de torque, força que é enviada para as rodas traseiras por meio de uma transmissão automática de cinco marchas.
O Mercedes F200 Imagination não reinventou a roda, mas preveu a tecnologia drive-by-wire, grandes telas digitais no painel de instrumentos, câmeras traseiras e muitos outros recursos que agora estão presentes até nos carros mais simples.
Fonte: TheTFJJ / YouTube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado