Há mais de uma ano, a caça pela nova geração da Chevrolet Montana teve início. Foi quando os primeiros flagras da picape começaram a aparecer e também quando a marca começou a revelar os primeiros detalhes da novidade. Porém, a montadora vem mostrando em teasers uma configuração mais sofisticada do modelo.
As informações que a Chevrolet vem divulgando aos poucos mostravam itens como multimídia com tela maior, faróis de LED e rodas de liga leve maiores. Agora, o leitor Gustavo Carnib nos enviou algo que a marca ainda não tinha mostrado: a configuração mais básica da nova Montana. O flagra foi feito da Rodovia dos Bandeirantes, estrada que liga a capital paulista a importantes cidades do interior do estado de São Paulo, como Campinas.
Pela primeira vez pudemos ver onde a Chevrolet vai economizar para ter uma versão mais em conta da nova Montana. Nas imagens, é possível ver que a nova geração da picape está usando rodas menores. Além disso, mesmo com a camuflagem, e provável que estejamos olhando para rodas de aço que serão cobertas por calotas.
Outra revelação importante deste último flagra são os faróis. Nas fotos, eles claramente usam lâmpadas convencionais halógenas, mais baratas, mas o bloco do farol parece o mesmo. Atrás, a tampa da caçamba mostra uma abertura comum para baixo, sem divisões como na Fiat Toro para facilitar o acesso ao espaço de carga.
A Chevrolet já confirmou que a nova Montana será sempre equipada com motores turbinados. Espera-se que seja o mesmo 1.2 turbo de três cilindros que equipa o Tracker e, no caso do SUV compacto, entrega 133 cv e 21,4 kgfm, quando abastecido com etanol. Há outros rumores sobre a motorização.
Uma possibilidade muito comentada é que a GM traga uma versão mais refinada deste mesmo 1.2 turbo, com injeção direta, entregando 139 cv e 22,4 kgfm. É o propulsor do Trailblazer vendido nos Estados Unidos. Outra ideia que circula nos bastidores seria trazer o 1.3 turbo oferecido no Onix Plus chinês, que gera 165 cv e 24,4 kgfm. O câmbio não foi confirmado, mas haverá opções de transmissão manual e automática.
A Chevrolet também afirmou que a nova geração da Montana será a mais econômica entre as rivais da categoria. Imaginando que a Chevrolet está falando de Fiat Toro e Renault Oroch, isto significa que a Montana terá que fazer mais do que 11,6 km/litro que a Toro registra na estrada com gasolina e o motor 1.3 turbo. A Oroch faz menos com o 1.3 turbo, chegando a 11 km/litro.
Entre os itens de série, a nova Chevrolet Montana deverá disponibilizar equipamentos como central multimídia com tela flutuante, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina). O espelho lateral tem o indicador de ponto cego e a chave presencial também está confirmada. Um dos rumores sobre a Montana é que teria um sistema de caçamba variável, rebatendo o painel traseiro.
Saberemos mais sobre a Chevrolet Montana 2024 nos próximos meses. A GM deve divulgar mais alguns teasers e existe a possibilidade de que a picape seja revelada por completo este ano, deixando o início das vendas para o ano que vem.
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