Desde 1978 que a Ford tem seu campo de provas em Tatuí (SP). Aos 44 anos, um dos maiores complexos do país se transforma para os novos tempos e, o que começou testando tratores, já está pronta para a era da eletrificação e carros autônomos. Entre laboratórios, 20 km de pistas pavimentadas e 40 km fora-de-estrada, segredos rodam sem medo.
A Ford nos mostrou o Mustang Mach-E e a E-Transit em Tatuí (SP), mas "sem uma confirmação de lançamento, apenas uma amostra do que fazemos aqui", como um porta-voz deixou bem claro e nós vamos fingir que acreditamos nisso. Mas mais importante, nos apresenta como a nova era chegou em Tatuí.
O campo de provas está pronto para diversas tecnologias. Laboratórios são atualizados constantemente, inclusive o de emissões, importante aliado na homologação de modelos nas novas regras do Proconve L7. Suspensão, direção, motores e até mesmo a caçada a ruídos e sons, tudo pode ser feito dentro da estrutura de 4,66 milhões de metros quadrados, sendo 3,63 milhões de área verde preservada.
A atualização também passa por equipamentos para sistemas de condução e autônomos e, para os elétricos, diversos pontos de recarga. Segundo a Ford, a pista é alinhada com outras as redor do mundo, podendo reproduzir uma condição reportada no exterior para um trabalho integrado entre as engenharias para o desenvolvimento e melhorias dos modelos. Quando um carro está camuflado nas ruas, parte desse processo já aconteceu internamente e está apenas sendo complementado em um ambiente mais real possível.
E toda essa estrutura está disponível para outras montadoras e fabricantes de componentes para testes e homologação. Da mesma forma que faz para a Ford é feita para concorrentes, com direito a garagens privativas e confidencialidade de informações e dados. Isso aconteceu na mesma época em que a Ford fechou suas fábricas no Brasil.
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