Cinco anos passaram desde que a Mercedes-AMG apresentou o conceito Project One no Salão de Frankfurt (Alemanha) e só agora a produção do hipercarro com motor da Fórmula 1 foi iniciada. O carro mais rápido já feito pela Mercedes-Benz teve sua fabricação adiada algumas vezes por problemas no desenvolvimento, principalmente para fazer com o que o motor 1.6 V6 turbo atendesse às normas de emissões na Europa. Agora que isto foi resolvido, a primeira das 275 unidades está sendo montada.
O esportivo está sendo montado manualmente na fábrica da Mercedes-AMG no Reino Unido, enquanto a motorização híbrida com quatro propulsores elétricos é feita pela divisão de motores da empresa, em outro complexo no país. A equipe da linha de montagem é a mesma responsável por desenvolver e produzir o coração do carro da Fórmula 1. Para começar a fazer o AMG One, a Mercedes-AMG fez uma parceria com a Multimatic para modificar toda a fábrica.
Cada uma das unidades passarão por 16 estações de montagem e testes, em um processo que a Mercedes-AMG descreve como produzir um relógio de luxo. Mais de 50 pessoas estão envolvidas na produção do AMG One. Quando estiver pronto, o esportivo será levado para uma pista de testes onde o piloto da fábrica fará a avaliação final.
Após ser aprovado, esta fera de 1.063 cv é embalada e levada de caminhão até Affalterbach, onde fica a sede da Mercedes-AMG na Alemanha. É de lá que o veículo será entregue pessoalmente para um dos sortudos que o compraram, recebendo uma apresentação técnica por um dos especialistas da AMG, explicando todos os detalhes do esportivo.
A máquina de tração integral tem um motor a combustão bem avançado que chega até 11.000 rpm e, ainda assim, atende às regras de emissões do Euro 6. Sozinho, o V6 turbo já entrega impressionantes 574 cv (o que é muito para um 1.6) e mantém as rotações em 1.200 rpm quando parado, outro número incrível considerando que a versão usada na F1 faz o mesmo a 5.000 rpm. Esta teria sido uma das grandes dores de cabeças durante o desenvolvimento, pois era necessário para que pudesse passar nos testes de emissões.
São quatro motores elétricos, sendo um para cada roda dianteira entregando um total de 326 cv. O terceiro motor está ao lado do propulsor a combustão, com mais 163 cv enviados direto para o virabrequim, enquanto o quarto motor está ligado ao turbocompressor, acrescentando mais 122 cv. Embora seja um híbrido plug-in, sua capacidade é bem pequena. A bateria é de somente 8,4 kWh, entregando uma autonomia elétrica de 18 km. Tudo será controlado por uma transmissão automatizada de 7 marchas, desenvolvida especificamente para o AMG One.
A aceleração de 0 a 100 km/h leva 2,9 segundos, o que não é tão impressionante assim comparado com alguns concorrentes. Por outro lado, o AMG One alcança os 200 km/h em somente 7 segundos. Pisando fundo, chegará a 352 km/h.
Fonte: Mercedes-AMG
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