O segmento de sedãs registrou mais um mês de crescimento, essencialmente graças aos modelos compactos. Com 28.793 emplacamentos somando os modelos das duas categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2021 (19.398) chegou a expressivos 48,4%. Em relação a junho (26.582), o crescimento foi bem menor (+8,3%).
Entre os modelos menores, todos os seis primeiros tiveram desempenhos superiores aos do ano passado. Com sérios problemas de produção naquele momento, o Chevrolet Onix Plus (8.135) retomou a liderança perdida no mês passado com o seu melhor momento comercial em 2022. O mês também foi muito bom para o Volkswagen Voyage (4.776), que não tinha resultado tão expressivo desde dezembro de 2014 (5.629).
Líder em junho, o Fiat Cronos (3.829) completou o pódio com retração de quase 40% nas últimas semanas – a chegada da linha 2023, agora com motorização 1.0 e câmbio CVT nas versões mais caras pode incrementar os resultados nos próximos meses. Acima das 2 mil unidades pelo 4º mês seguido, o Honda City (2.342) subiu uma posição em relação ao último ranking.
No compasso de espera para a versão reestilizada – prevista para setembro -, o Hyundai HB20S (958) teve seu mês mais fraco desde maio de 2020 (824) e foi superado pelo Toyota Yaris Sedan (1.350) e pelo Renault Logan (1.333). Assim como em junho, VW Virtus (381), Nissan Versa (339) e Fiat Grand Siena (59) completaram o top 10.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
JUL/22 |
JUN/22 |
JUL/21 |
% JUL 22 |
% JUN 22 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
35077 |
8135 |
3874 |
707 |
34,61% |
18,03% |
109,99% |
1050,64% |
2º |
VW VOYAGE |
12980 |
4776 |
3603 |
382 |
20,32% |
16,77% |
32,56% |
1150,26% |
3º |
FIAT CRONOS |
19969 |
3829 |
6047 |
2586 |
16,29% |
28,14% |
-36,68% |
48,07% |
4º |
HONDA CITY |
14699 |
2342 |
2430 |
605 |
9,96% |
11,31% |
-3,62% |
287,11% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
8175 |
1350 |
1276 |
1254 |
5,74% |
5,94% |
5,80% |
7,66% |
6º |
RENAULT LOGAN |
5988 |
1333 |
895 |
457 |
5,67% |
4,17% |
48,94% |
191,68% |
7º |
HYUNDAI HB20S |
16415 |
958 |
2499 |
2408 |
4,08% |
11,63% |
-61,66% |
-60,22% |
8º |
VW VIRTUS |
3168 |
381 |
415 |
1928 |
1,62% |
1,93% |
-8,19% |
-80,24% |
9º |
NISSAN VERSA |
4508 |
339 |
364 |
448 |
1,44% |
1,69% |
-6,87% |
-24,33% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
4079 |
59 |
83 |
1392 |
0,25% |
0,39% |
-28,92% |
-95,76% |
11º |
CHEVROLET COBALT |
22 |
1 |
1 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
12º |
CHEVROLET PRISMA |
8 |
1 |
1 |
1 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
125088 |
23504 |
21488 |
12168 |
100,00% |
100,00% |
9,38% |
93,16% |
Na faixa de cima, as vendas recuaram quase 27% essencialmente por conta da ausência dos números habituais do Honda Civic (11) enquanto era produzido no país. A queda só não foi maior por que o líder Toyota Corolla (4.035), responsável por mais de 75% das vendas, ainda cresceu 2,8% e o Chevrolet Cruze (1.049) avançou quase 30%. Do terceiro (VW Jetta, 106) em diante, todos os modelos recuaram pelo menos 59%.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
JUL/22 |
JUN/22 |
JUL/21 |
% JUL 22 |
% JUN 22 |
VARIAÇÃO JUL/JUN |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
24873 |
4035 |
3834 |
3925 |
76,29% |
75,27% |
5,24% |
2,80% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
5884 |
1049 |
946 |
817 |
19,83% |
18,57% |
10,89% |
28,40% |
3º |
VW JETTA |
370 |
106 |
178 |
260 |
2,00% |
3,49% |
-40,45% |
-59,23% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1145 |
65 |
91 |
288 |
1,23% |
1,79% |
-28,57% |
-77,43% |
5º |
KIA CERATO |
269 |
23 |
39 |
155 |
0,43% |
0,77% |
-41,03% |
-85,16% |
6º |
HONDA CIVIC |
1981 |
11 |
6 |
1785 |
0,21% |
0,12% |
83,33% |
-99,38% |
34522 |
5289 |
5094 |
7230 |
100,00% |
100,00% |
3,83% |
-26,85% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça