Os últimos dias foram um tanto movimentados no mundo automotivo, com lançamentos importantes e revelações de carros bastante esperados, à exemplo do novo Fiat Fastback, novo SUV-cupê da marca que teve suas primeiras imagens reveladas. Outro destaque foi a confirmação do motor turbo para a nova Chevrolet Montana, que deverá surpreender no consumo.
Teve também o vazamento do desenho do novo Volkswagen Virtus nacional, que contará com o mesmo desenho do indiano. Boa notícia ainda para o mercado de carros zero quilômetro, já que houve mais uma redução no IPI, que chega a quase 25%. Destaque para o lançamento da nova Jeep Gladiator, que chega por meio milhão de reais e com uma proposta única. E finalmente o Honda HR-V teve os preços revelados, além do anúncio de sua pré-venda nas versões 1.5
Apesar de ter revelado essas duas fotos que você vê aí na tela, a Fiat não deu muitas informações sobre o novo Fastback. Mas como você pode notar aí, as linhas do teto em direção a traseira dão o tom de SUV-cupê que, combinado com as lanternas estreitas que invadem as laterais, nos faz lembrar diretamente de um SUV-cupê mais luxuoso e de origem alemã: o BMW X4! Nada mal essa inspiração, hein?!
Nas fotos dá para ver que o Fastback contará com opção de teto com pintura contrastante em preto, ao menos combinado com a carroceria pintada na cor Branco Banchisa. Na dianteira, ele traz praticamente o mesmo visual do Pulse, além de grade dianteira em colmeia com formato próprio. Mas se você se atentar mais um pouco, vai reparar que o formato da grade é idêntico ao do Pulse Abarth.
Com lançamento esperado para outubro, o novo Fastback será feito com base na plataforma MLA. Debaixo do capô, é esperado apenas propulsores turbo. Usará o 1.0 de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm, para as versões de entrada, combinado ao câmbio CVT simulando 7 marchas. As configurações topo de linha trocarão o motor pelo 1.3 turbo de quatro cilindros, entregando 185 cv e 27,5 kgfm, porém com uma transmissão automática de 6 posições.
Mais uma vez o Instituto Nacional da Propriedade Industrial da Argentina (INPI) revelou desenhos antes da hora. Isso já ocorreu com o novo Polo, mas agora é o novo Volkswagen Virtus 2023, que teve seu registro de design feito no órgão argentino. Com isso, o documento prova de vez que o Virtus brasileiro terá mesmo o estilo da versão indiana, que basicamente deixou seu desenho ainda mais próximo do Jetta. Bom para o Virtus, talvez nem tanto para o sedã médio.
Com as imagens de registro provando que teremos o Virtus indiano, sabe-se que ele terá uma entrada de ar bem larga. Já as luzes de neblina foram alteradas, agora na vertical e ficaram bem maiores. Para dar mais destaque, a VW colocou uma linha cromada nas bordas laterais e inferior da peça, enquanto o para-choque também é bem diferente. A grade frontal é levemente mais fina e conta com acabamento cromado nas bordas – que acaba formando uma linha única nos faróis.
A traseira mudou menos e pode até passar despercebida quando o carro ser lançado: o para-choque ganhou um novo acabamento cromado, junto com o elemento refletivo, enquanto as lanternas receberam um novo desenho interno. Caso siga o modelo indiano à risca, nosso Virtus terá o nome do carro escrito por extenso na parte de baixo da tampa do porta-malas.
O Governo Federal segue em ritmo acelerado há pouco menos de dois meses das eleições. Nos últimos dias foi publicado o Decreto número 11.158, que reduz o famoso Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Vale lembrar que neste ano já houve uma redução de 18,5%, mas agora o corte foi alterado e passou dos 18,5% para 24,75%. O que deverá cessar um pouco os aumentos dos preços dos carros no mercado.
No comunicado oficial, o Ministério da Economia afirma que a redução adicional do IPI dos automóveis, de 18,5% para 24,75%, “equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados.” Vale lembrar que desde o primeiro anúncio no começo deste ano, os carros acabaram tendo uma redução menor de preço em comparação a outros setores. A exceção foi quando foi feita uma outra alteração no imposto para picapes e comerciais leves, esta sim chegando a uma queda de 35%.
Tem picape nova no Brasil! É a nova Jeep Gladiator, ou simplesmente a picape derivada do famoso jipão Wrangler da atual geração. Depois de um certo atraso, a novidade finalmente estreia no Brasil em versão única, a Gladiator Rubicon, que desembarca por aqui com preço de R$ 499.990. É o preço para se ter uma picape de proposta mais exclusiva, que combina a capacidade off-road de um jipe com a versatilidade de uma picape.
Feita com base no Wrangler da atual geração, a nova Gladiator tem a mesma arquitetura de chassi-carroceria, mas as dimensões são bem diferentes. Em comprimento, são 5.591 mm, ou 806 mm a mais que o Wrangler Rubicon com 4 portas. O motor escolhido é o V6 3.6 de 286 cv de potência e 35,4 kgfm de torque, que trabalha sempre com um câmbio automático de 8 marchas e tração 4x4.
Quer saber mais detalhes? Já dirigimos a Jeep Gladiator no off-road e cidade e as nossas primeiras impressões já estão aqui no Motor1.com.
Apresentado ao mercado brasileiro no começo de julho, a nova geração do HR-V ainda tinha os preços guardados a sete chaves. Mas nesta semana a Honda liberou os preços de todas as versões do SUV e abriu a pré-venda das versões com motor 1.5 aspirado, enquanto as configurações turbo estarão disponíveis para compra somente em outubro.
A versão de entrada será o HR-V 1.5 EX Honda Sensing, que sairá por R$ 142.500. Em seguida vem o HR-V 1.5 EXL Honda Sensing por R$ 149.900, enquanto que a intermediária
HR-V 1.5T Advance Honda Sensing vem tabelada em R$ 176.800. O mais caro é o HR-V 1.5T Touring Honda Sensing que não sai por menos de R$ 184.500.
As duas primeiras versões têm o mesmo motor 1.5 aspirado de até 126 cv e 15,8 kgfm de torque do City, enquanto as duas últimas têm o mesmo motor 1.5 turbo flex, que agora também pode ser abastecido com etanol. Nessa semana a Honda acabou divulgado os números de desempenho do motor 1.5 turbo, que antes só bebia gasolina. Assim, sua potência é de até 177 cv e o torque de 24,5 kgfm, o que significa 5 cv e 2,1 kgfm a mais do que o modelo anterior. Ambos vêm sempre com transmissão automática tipo CVT com simulação de 7 marchas.
Cada vez mais frequente em testes nas ruas e já praticamente em sua fase final de desenvolvimento, a nova Chevrolet Montana teve mais detalhes confirmados. A General Motors anunciou que a picape terá mesmo um motor turbo debaixo do capô, algo que já era comentado nos bastidores há algum tempo. Porém, a marca ainda faz mistério sobre qual será o motor escolhido. O mais cotado é o 1.2 turbo de três cilindros do Tracker, que rende no SUV 133 cv e 21,4 kgfm quando abastecido com etanol.
A General Motors explica que busca superar a concorrência com um motor turbo de alta performance, combinado a uma central eletrônica com até 3 vezes mais variáveis de calibração, o que segundo a montadora resultará em aceleração e consumo acima da média do segmento. A marca ainda bate o martelo que a versão automática da nova Montana será a campeã em economia de combustível, enquanto que quem optar pela versão com câmbio manual vai encontrar "os melhores resultados da categoria na medição de 0 a 100 km/h”.
No vídeo a marca acabou deixando “escapar” alguns detalhes da cabine. Contamos todos os detalhes lá no site do Motor1.com, confere lá!
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