A BMW prepara uma mudança importante em sua linha, com a estreia da arquitetura elétrica Neue Klasse, prevista para 2025. Sabemos que o primeiro carro a adotar esta plataforma será uma versão do Série 3, mas ainda não está claro se será a nova geração do carro ou um modelo separado. Apareceu um rumor interessante de que o sedã pode sobreviver com duas plataformas ao mesmo tempo, uma elétrica e outra param otoresa combustão.
O rumor vem do BMW Blog, citando fontes anônimas ligadas ao projeto. O plano seria que o novo BMW Série 3 seria feito com a plataforma CLAR para manter o motor a combustão e as versões híbridas. Ao mesmo tempo, a versão elétrica seria lançada com a arquitetura Neue Klasse e com o nome i3. Porém, o sedã elétrico não fará sua estreia antes de 2027.
É uma possibilidade bem interessante, embora a BMW não esteja pronta para falar sobre o assunto. Em um e-mail para Motor1.com, um porta-vez da marca recusou a comentar sobre o futuro do Série 3.
O Série 3 atual fez a sua estreia no Salão de Paris (França) em 2018 e recebeu uma reestilização em maio, que será lançada no Brasil no último trimestre, produzida em Araquari (SC). O facelift trouxe mudanças leves no exterior, focando mais no interior, onde a fabricante adicionou uma tela curva bem larga para a central multimídia e o painel de instrumentos.
Se a BMW for seguir o ciclo de vida normal do mercado, o novo Série 3 será revelado em 2025. É o momento perfeito para que a plataforma Neue Klasse entre em produção, mas o rumor mostra que a BMW não está pronta para que o Série 3 vire totalmente elétrico, mesmo que a União Europeia tenha decidido que só terá carros elétricos a partir de 2035.
Esta é a fundação do rumor e, no momento, não há qualquer indicação de que a nova plataforma da BMW poderá usar motores a combustão. Uma possibilidade é que a BMW mantenha a geração atual do Série 3 em linha por mais alguns anos, algo levantado pelo BMW Blog. Chegar em 2027 ajudaria a manter uma opção para quem ainda não está pronto para ter um carro elétrico.
Construir a nova geração do Série 3 com a plataforma CLAR ainda aumentar as opções para os clientes por, no mínimo, mais uma década, oferecendo uma versão híbrida além da elétrica. A pergunta é se vale o investimento. Afinal, são dois carros com arquiteturas diferentes, o que aumenta o custo de produção, mesmo que a CLAR ainda seja a base de outros modelos da BMW.
Fonte: BMW Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
BMW lança novos M3 Competition e M3 Competition Track no Brasil
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
BMW investirá R$ 1,1 bilhão para novo modelo e eletrificados nacionais