No final de julho, o governo federal anunciou mais uma mudança no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), alterando a redução da alíquota de 18,5% para 24,75%. A Toyota é a primeira fabricante a modificar sua tabela de preços, começando com Corolla e Corolla Cross. A dupla teve uma leve redução nos valores nas versões com o motor 2.0 flex, que pode chegar a R$ 1.200. Por outro lado, as versões híbridas tiveram um aumento de até R$ 1.500.
A tabela de preços divulgada pela marca mostra que o Toyota Corolla agora parte de R$ 146.790, R$ 300 a menos do que os R$ 147.090 cobrados em julho pela versão GLi. Como adiantamos, a redução do IPI era muito pequena para ter um grande efeito em alguns carros, tanto que esta diferença é de apenas 0,2%. O mesmo acontece na versão XEi, agora por R$ 153.190, e a Altis Premium, vendida por R$ 175.990. A redução foi dos mesmos R$ 300.
A variante do sedã médio que teve o maior desconto foi o esportivado Corolla GR-S. Será vendido por R$ 175.390, o que são R$ 1.200 a menos. Como é uma versão com menos procura, a Toyota pode ter aproveitado para desviar um pouco da redução dos outros modelos para o GR-S, deixando-o mais atrativo – tanto que não é mais a opção topo de linha sem eletrificação.
Enquanto as versões com o 2.0 estão mais baratas, o mesmo não pode ser dito do Corolla Hybrid, que foi na contramão e teve um aumento nos preços. A versão mais barata encareceu R$ 1.400 e agora será vendida por R$ 180.790. Já o Corolla Hybrid Premium, o mais caro da linha, ccusta R$ 190.490 após o aumento de R$ 1.500.
VERSÃO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Corolla GLi 2.0 Flex | R$ 146.790 | R$ 147.090 | - R$ 300 |
Corolla XEi 2.0 Flex | R$ 153.190 | R$ 153.490 | - R$ 300 |
Corolla Altis Premium 2.0 Flex | R$ 175.990 | R$ 176.290 | - R$ 300 |
Corolla GR-S 2.0 Flex | R$ 175.390 | R$ 176.590 | - R$ 1.200 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid Flex | R$ 180.790 | R$ 179.390 | + R$ 1.400 |
Corolla Altis 1.8 Hybrid Premium Flex | R$ 190.490 | R$ 188.990 | + R$ 1.500 |
A situação é bem semelhante para o Corolla Cross, porém com uma variação de preços bem menor. A versão de entrada XR teve seu preço reduzido em R$ 1.090 e parte de R$ 157.690, sendo a configuração com o maior corte do valor. Os modelos XRE e GR-Sport baixaram somente R$ 200, fazendo com que custem R$ 171.990 e R$ 190.390, respectivamente.
Assim como foi com o sedã, o Corolla Cross Hybrid acabou encarecendo em agosto, porém bem menos. A versão XRV é vendida por R$ 198.890, R$ 600 a mais do que julho, enquanto o XRX topo de linha encareceu R$ 700 para ser comercializado por R$ 206.890.
VERSÃO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Corolla Cross XR 2.0 Flex | R$ 157.690 | R$ 158.780 | - R$ 1.090 |
Corolla Cross XRE 2.0 Flex | R$ 171.990 | R$ 172.190 | - R$ 200 |
Corolla Cross GR-Sport 2.0 Flex | R$ 190.390 | R$ 190.590 | - R$ 200 |
Corolla Cross XRV 1.8 Hybrid Flex | R$ 198.890 | R$ 198.290 | + R$ 600 |
Corolla Cross XRX 1.8 Hybrid Premium Flex | R$ 206.890 | R$ 206.190 | + R$ 700 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça