Após doze meses consecutivos apresentando retração nas vendas de 0 km, o mercado brasileiro encerrou o mês de julho com 169.093 automóveis e comerciais leves emplacados, resultado 4,13% superior ao registrado no mesmo período de 2021 e 2,2% acima do total de junho. O acumulado (1.020.511), no entanto, ainda é negativo em 12,7%.
Os números do mês passado geraram animação para a Fenabrave. “Acreditamos ser um ótimo resultado, se considerarmos o custo e a seletividade do crédito, nesse momento”, disse José Maurício Andreta Jr., presidente da entidade. Segundo o executivo, a 1ª evolução nas vendas em 2022 “é um bom indicativo para este início do 2º semestre”.
Sem perder a liderança há 19 meses, a Fiat (35.680) recuou mais de 18% frente a 2021 e viu cair para menos de 8 mil unidades a sua vantagem sobre a 2ª colocada. A briga pela vice, aliás, foi uma das mais acirradas dos últimos tempos: com crescimento de quase 200% no período, a Chevrolet derrotou a Volkswagen por cerca de 500 unidades (27.938 x 27.412). Vale ressaltar que, há um ano, a Chevrolet passava por sérios problemas de produção.
Toyota (16.745) e Hyundai (14.309), em posições trocadas em relação a junho, completaram o top 5. Destaque negativo do pelotão de cima, a Jeep (10.170) perdeu ¼ de seus compradores e ficou atrás da Renault (11.259). Embora abaixo do desempenho de junho, a Peugeot (3.495) completou três meses seguidos no top 10.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2022 |
JUL 22 (A) |
% JUL 22 |
JUN 22 (B) |
% JUN 22 |
JUL 21 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
222.908 |
35.680 |
21,10% |
34.856 |
21,07% |
43.684 |
2,36% |
-18,32% |
2º |
CHEVROLET |
143.821 |
27.938 |
16,52% |
19.113 |
11,55% |
9.391 |
46,17% |
197,50% |
3º |
VW |
123.625 |
27.412 |
16,21% |
24.806 |
14,99% |
17.684 |
10,51% |
55,01% |
4º |
TOYOTA |
107.359 |
16.745 |
9,90% |
16.461 |
9,95% |
18.598 |
1,73% |
-9,96% |
5º |
HYUNDAI |
104.686 |
14.309 |
8,46% |
16.652 |
10,06% |
15.135 |
-14,07% |
-5,46% |
6º |
RENAULT |
64.505 |
11.259 |
6,66% |
11.164 |
6,75% |
12.349 |
0,85% |
-8,83% |
7º |
JEEP |
75.768 |
10.170 |
6,01% |
11.655 |
7,04% |
13.547 |
-12,74% |
-24,93% |
8º |
NISSAN |
31.779 |
6.312 |
3,73% |
5.509 |
3,33% |
5.575 |
14,58% |
13,22% |
9º |
HONDA |
29.919 |
3.975 |
2,35% |
4.016 |
2,43% |
6.011 |
-1,02% |
-33,87% |
10º |
PEUGEOT |
25.181 |
3.495 |
2,07% |
5.016 |
3,03% |
3.075 |
-30,32% |
13,66% |
11º |
MITSUBISHI |
13.251 |
2.233 |
1,32% |
2.240 |
1,35% |
1.779 |
-0,31% |
25,52% |
12º |
CAOA CHERY |
20.936 |
2.115 |
1,25% |
2.914 |
1,76% |
3.763 |
-27,42% |
-43,79% |
13º |
FORD |
10.710 |
1.277 |
0,76% |
2.048 |
1,24% |
2.462 |
-37,65% |
-48,13% |
14º |
BMW |
8.001 |
1.267 |
0,75% |
1.568 |
0,95% |
1.438 |
-19,20% |
-11,89% |
15º |
CITROËN |
13.272 |
1.006 |
0,59% |
3.971 |
2,40% |
2.530 |
-74,67% |
-60,24% |
16º |
RAM |
1.607 |
545 |
0,32% |
353 |
0,21% |
628 |
54,39% |
-13,22% |
17º |
KIA |
2.817 |
533 |
0,32% |
380 |
0,23% |
556 |
40,26% |
-4,14% |
18º |
MERCEDES-BENZ |
3.582 |
490 |
0,29% |
610 |
0,37% |
881 |
-19,67% |
-44,38% |
19º |
AUDI |
2.389 |
445 |
0,26% |
308 |
0,19% |
666 |
44,48% |
-33,18% |
20º |
PORSCHE |
1.804 |
288 |
0,17% |
264 |
0,16% |
274 |
9,09% |
5,11% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.020.511 |
169.093 |
100,00% |
165.455 |
100,00% |
162.387 |
2,20% |
4,13% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape