O mercado europeu completou em junho 12 meses consecutivos com retração nas vendas de veículos novos. De acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente, as 1.066.137 unidades representaram uma queda de 16,8% frente ao mesmo período de 2021 e o pior desempenho para o mês desde 1996.
O acumulado, de quase 5,6 milhões de unidades, é 13,7% pior do que o do 1º semestre do ano passado – em números absolutos, quase 900 mil unidades deixaram de chegar às ruas. Com, pouco mais de 42 mil unidades de vantagem sobre a Toyota (70.111) – vice pelo 6º mês consecutivo, a Volkswagen (112.208) registrou a maior retração de um top 5 em que todas as marcas perderam fôlego.
Numa disputa francesa pela terceira posição, a Renault venceu a Peugeot por apenas 26 unidades (68.999 x 68.973). O grande destaque do mês foi a Dacia: com 58.844 unidades, quase 32% a mais do que há um ano, a romena foi a 6ª colocada, sua melhor posição até hoje. Além dela, apenas a Mercedes (56.932) e a Kia (51.752) registraram crescimento no período.
POS. |
MARCA |
JUN.22 |
% MERCADO 2022 |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
112.208 |
10,5% |
155.818 |
12,2% |
-28,0% |
2º |
TOYOTA |
70.111 |
6,6% |
79.288 |
6,2% |
-11,6% |
3º |
RENAULT |
68.999 |
6,5% |
82.718 |
6,5% |
-16,6% |
4º |
PEUGEOT |
68.973 |
6,5% |
72.454 |
5,7% |
-4,8% |
5º |
BMW |
59.033 |
5,5% |
69.943 |
5,5% |
-15,6% |
6º |
DACIA |
58.844 |
5,5% |
44.621 |
3,5% |
31,9% |
7º |
MERCEDES-BENZ |
56.932 |
5,3% |
56.367 |
4,4% |
1,0% |
8º |
KIA |
51.752 |
4,9% |
50.708 |
4,0% |
2,1% |
9º |
AUDI |
50.374 |
4,7% |
69.567 |
5,4% |
-27,6% |
10º |
HYUNDAI |
49.833 |
4,7% |
55.029 |
4,3% |
-9,4% |
11º |
SKODA |
49.140 |
4,6% |
64.580 |
5,0% |
-23,9% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
46.674 |
4,4% |
53.562 |
4,2% |
-12,9% |
13º |
FIAT |
39.414 |
3,7% |
55.736 |
4,3% |
-29,3% |
14º |
FORD |
38.859 |
3,6% |
50.209 |
3,9% |
-22,6% |
15º |
CITROËN |
37.526 |
3,5% |
49.131 |
3,8% |
-23,6% |
16º |
SEAT |
35.609 |
3,3% |
41.163 |
3,2% |
-13,5% |
17º |
TESLA |
22.864 |
2,1% |
- |
- |
- |
18º |
NISSAN |
20.785 |
1,9% |
21.283 |
1,7% |
-2,3% |
19º |
VOLVO |
15.212 |
1,4% |
29.215 |
2,3% |
-47,9% |
20º |
MINI |
13.063 |
1,2% |
18.050 |
1,4% |
-27,6% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.066.137 |
... |
1.281.892 |
... |
-16,8% |
|
ACUMULADO |
5.597.656 |
... |
6.485.862 |
... |
-13,7% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Já na disputa entre modelos, o 208 (24.488) avançou mais de 30% e completou três meses seguidos no topo, mantendo-se em 1º no acumulado de 2022. Mas, assim como em maio, a vida do Peugeot não foi fácil: menos de 200 unidades atrás, o Dacia Sandero (24.299) também cresceu para seguir como o 2º mais vendido no semestre.
O ótimo desempenho da Dacia foi completado pela 5ª posição do Duster (19.039), preferido entre os SUVs, e pela estreia do Jogger (9.355) entre os 30 primeiros. Com 18.679 unidades, o T-Roc, 6º, foi o melhor dos VW. Sétimo, o Golf (17.575) – líder há um ano – perdeu mais de 36% de seus compradores.
O Tesla Model Y, com a preferência de 16.687 consumidores, garantiu a liderança entre os 100% elétricos e a 9ª posição geral. Em mais um mês forte, o Kia Sportage (13.606) – cuja nova geração acaba de chegar às concessionárias brasileiras – assegurou a 14ª colocação com um crescimento superior a 40%, o maior do top 50. Em situação oposta, o VW Tiguan (9.651) viu desaparecer mais da metade das vendas de 2021.
POS. |
MODELO |
JUN.22 |
% MERCADO 2022 |
JUN.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
PEUGEOT 208 |
24.488 |
2,3% |
18.652 |
1,5% |
31,3% |
2º |
DACIA SANDERO |
24.299 |
2,3% |
22.619 |
1,8% |
7,4% |
3º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
19.679 |
1,8% |
21.506 |
1,7% |
-8,5% |
4º |
FIAT 500 |
19.500 |
1,8% |
21.215 |
1,7% |
-8,1% |
5º |
DACIA DUSTER |
19.039 |
1,8% |
15.127 |
1,2% |
25,9% |
6º |
VW T-ROC |
18.679 |
1,8% |
21.147 |
1,6% |
-11,7% |
7º |
VW GOLF |
17.575 |
1,6% |
27.627 |
2,2% |
-36,4% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
17.556 |
1,6% |
20.763 |
1,6% |
-15,4% |
9º |
TESLA MODEL Y |
16.687 |
1,6% |
- |
- |
- |
10º |
TOYOTA YARIS |
15.216 |
1,4% |
21.302 |
1,7% |
-28,6% |
11º |
HYUNDAI TUCSON |
15.129 |
1,4% |
14.551 |
1,1% |
4,0% |
12º |
PEUGEOT 2008 |
15.061 |
1,4% |
19.290 |
1,5% |
-21,9% |
13º |
RENAULT CLIO |
14.546 |
1,4% |
23.008 |
1,8% |
-36,8% |
14º |
KIA SPORTAGE |
13.606 |
1,3% |
9.666 |
0,8% |
40,8% |
15º |
PEUGEOT 308 |
12.344 |
1,2% |
- |
- |
- |
16º |
VW T-CROSS |
11.227 |
1,1% |
15.327 |
1,2% |
-26,8% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
10.866 |
1,0% |
14.193 |
1,1% |
-23,4% |
18º |
CITROËN C3 |
10.743 |
1,0% |
16.711 |
1,3% |
-35,7% |
19º |
TOYOTA C-HR |
10.618 |
1,0% |
12.671 |
1,0% |
-16,2% |
20º |
PEUGEOT 3008 |
10.511 |
1,0% |
15.039 |
1,2% |
-30,1% |
21º |
NISSAN QASHQAI |
10.429 |
1,0% |
8.668 |
0,7% |
20,3% |
22º |
TOYOTA YARIS CROSS |
10.132 |
1,0% |
- |
- |
- |
23º |
AUDI A3 |
9.988 |
0,9% |
13.209 |
1,0% |
-24,4% |
24º |
MINI |
9.744 |
0,9% |
12.133 |
0,9% |
-19,7% |
25º |
TOYOTA AYGO |
9.741 |
0,9% |
11.230 |
0,9% |
-13,3% |
26º |
FORD KUGA |
9.682 |
0,9% |
11.440 |
0,9% |
-15,4% |
27º |
VW TIGUAN |
9.651 |
0,9% |
20.814 |
1,6% |
-53,6% |
28º |
VW POLO |
9.401 |
0,9% |
18.602 |
1,5% |
-49,5% |
29º |
FIAT PANDA |
9.356 |
0,9% |
13.422 |
1,0% |
-30,3% |
30º |
DACIA JOGGER |
9.355 |
0,9% |
- |
- |
- |
31º |
RENAULT ARKANA |
9.307 |
0,9% |
- |
- |
- |
32º |
HYUNDAI KONA |
9.122 |
0,9% |
12.770 |
1,0% |
-28,6% |
33º |
FORD PUMA |
9.105 |
0,9% |
16.337 |
1,3% |
-44,3% |
34º |
CUPRA FORMENTOR |
9.087 |
0,9% |
- |
- |
- |
35º |
SKODA OCTAVIA |
8.254 |
0,8% |
14.632 |
1,1% |
-43,6% |
36º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND |
8.188 |
0,8% |
9.154 |
0,7% |
-10,6% |
37º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
8.174 |
0,8% |
- |
- |
- |
38º |
RENAULT MEGANE |
8.100 |
0,8% |
8.290 |
0,6% |
-2,3% |
39º |
BMW SÉRIE 3 |
7.968 |
0,7% |
12.118 |
0,9% |
-34,2% |
40º |
SKODA FABIA |
7.728 |
0,7% |
9.850 |
0,8% |
-21,5% |
41º |
TOYOTA RAV4 |
7.652 |
0,7% |
11.181 |
0,9% |
-31,6% |
42º |
MERCEDES CLASSE A |
7.625 |
0,7% |
10.198 |
0,8% |
-25,2% |
43º |
CITROËN C3 AIRCROSS |
7.572 |
0,7% |
- |
- |
- |
44º |
BMW X3 |
7.418 |
0,7% |
9.802 |
0,8% |
-24,3% |
45º |
BMW X1 |
7.221 |
0,7% |
- |
- |
- |
46º |
SKODA KODIAQ |
7.092 |
0,7% |
- |
- |
- |
47º |
SKODA KAROQ |
6.870 |
0,6% |
- |
- |
- |
48º |
VW TAIGO |
6.596 |
0,6% |
- |
- |
- |
49º |
SEAT ARONA |
6.556 |
0,6% |
11.192 |
0,9% |
-41,4% |
50º |
CITROËN C5 AIRCROSS |
6.539 |
0,6% |
- |
- |
- |
Observação: Números de junho/21 indisponíveis para os modelos Tesla Model Y, Peugeot 308, Toyota Yaris Cross, Dacia Jogger, Renault Arkana, Cupra Formentor, Opel/Vauxhall Mokka, Citroën C3 Aircross, BMW X1, Skoda Kodiaq, Skoda Karoq, VW Taigo e Citroën C5 Aircross.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Duster já está no Brasil: veja o que sabemos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Duster começa a ser vendido pela Renault na Europa; veja versões
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Renault aumenta preços do Duster 2024, que se aproxima de R$ 160 mil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Renault Duster é lançado com conjunto híbrido E-Tech de 140 cv